Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160
Title: Vivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiência
Authors: Scheer, Mariza Cardozo Medeiros
Keywords: Inclusão
Monitoria acadêmica
Ensino superior
Diversidade
Acessibilidade
Issue Date: 2024
Citation: SCHEER, M. C. M. Vivenciando a inclusão através da monitoria acadêmica: um relato de experiência. 2024. 41f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2024
Abstract: O presente trabalho consiste em um relato de experiências sobre a atuação na monitoria acadêmica das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, realizada nos semestres de 2022.1 e 2023.1, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. O tema foi a possibilidade de vivenciar a inclusão por meio das disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS durante a atuação na monitoria acadêmica. O objetivo geral foi relatar vivências relacionadas à inclusão através da atuação na monitoria acadêmica dessas disciplinas. Quanto aos objetivos específicos delimitamos: descrever as atividades desenvolvidas na monitoria; compreender a inclusão através desse programa é destacar a importância da monitoria acadêmica para os discentes. A pesquisa foi motivada pela escassez de estudos sobre a monitoria acadêmica no âmbito universitário e pela baixa procura dos acadêmicos por essa atividade, tornando-a uma temática pouco explorada no meio acadêmico, com apenas sete trabalhos bibliográficos encontrados na plataforma CAPES, a monitoria acadêmica se mostra como um campo pouco discutido na educação superior, especialmente nas áreas de educação e ciências humanas. A pesquisa buscou responder à questão sobre a viabilidade de experimentar a inclusão por meio da monitoria acadêmica, especificamente nas disciplinas de Fundamentos e Prática da Educação Inclusiva e LIBRAS, no curso de Pedagogia da UNIR, campus de Vilhena.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5160
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Mariza_Scheer_versao_final.pdf.pdf9,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.