Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/541
Título: Controle interno na administração pública do município de Pimenta Bueno – RO
Autor(es): Carvalho, Sônia de Souza
Palavras-chave: Gestão pública
Controle interno
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: CARVALHO, Sônia de Souza. Controle interno na administração pública do município de Pimenta Bueno – RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este estudo aborda o sistema de Controle Interno da Administração Pública. Desde o surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no ano de 2000, as práticas de controle com a gestão das finanças públicas ganharam novas exigências e inovações. Sendo assim, foi necessário a existência de um órgão dentro da Administração Pública Municipal, cuja finalidade era a de controlar os gastos públicos, denominado de Controle Interno, que tem como função a garantia do cumprimento dos limites dos gastos e do endividamento das entidades públicas e também do estabelecimento de diretrizes para elaboração, execução e avaliação. É objetivo dessa pesquisa verificar o funcionamento e as práticas do Controle Interno do Poder Público Executivo Municipal de Pimenta Bueno. Para tanto essa pesquisa foi desenvolvida segundo abordagem qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo de ordem bibliográfica-exploratória. Foi possível observar por meio das respostas obtidas nas entrevistas realizadas com os participantes, que o Controle Interno possui papel relevante na administração pública, principalmente, pela orientação e vigilância em relação às ações dos gestores, que visam o asseguramento da eficiência na arrecadação das receitas, assim como do emprego adequado dos recursos públicos. Foi possível verificar ainda, que às vezes não é dada a importância devida às orientações do controle interno, esse fato pode causar improbidade administrativa.
Descrição: Artigo - Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da professora Ma. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/541
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sônia-TCC-07-07-15 (Revisado). (7).pdf362,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador