Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/730
Título: O processo como paradigma de transição do Estado liberal fiscal para o Estado social
Autor(es): Mantovani, Izabela Iara
Palavras-chave: Direito tributário
Estado liberal fiscal
Estado social
Legalidade tributária
Jurisdição
Data do documento: 2015
Citação: MANTOVANI, Izabela Iara. O processo como paradigma de transição do Estado liberal fiscal para o Estado social. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo demonstrar o papel da jurisdição e do processo judicial tributário como paradigmas de transição entre o atual Estado Liberal fiscal e o ideal de Estado Social. A pesquisa foi realizada com base no método dogmático analítico, que tem como finalidade analisar os conceitos operacionais da pesquisa sob uma perspectiva dedutivo-epistemológica e o procedimento utilizado foi o monográfico. O conteúdo dessa monografia extraiu-se de pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo, com base em leis, doutrinas e artigos científicos. Foram analisadas as formas de Estado Liberal Fiscal e Social e sua influência sobre o carácter da jurisdição. A problemática leva em consideração o princípio da legalidade tributária como causador de injustiças em algumas situações, tendo em vista a ofensa ao princípio da igualdade tributária e ao subprincípio da capacidade contributiva. Concluiu-se pela possibilidade de mitigação da legalidade tributária, por meio do processo judicial e da jurisdição, amparada pela corrente doutrinaria moderna que defende que não há ofensa a tripartição dos poderes quando o judiciário atua para efetivar as garantias constitucionais, sendo instrumento válido para a realização da justiça fiscal e consequentemente, paradigma de transição para um Estado Social em que se preza pelo bem-estar coletivo e pela distribuição justa do produto econômico e dos encargos tributários.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Victor de Almeida Conselvan
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/730
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABELA IARA MANTOVANI.pdf575,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador