Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Flavio Leite | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T21:17:18Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T21:17:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Flavio Leite. Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior.2015. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira Gomes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo abordar o tema relacionado a inserção dos egressos do IFRO Campus Ariquemes no mundo do trabalho. Tendo como recorte para pesquisa os alunos do curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio, optou-se pelo levantamento histórico do ensino técnico agrícola no Brasil e, mais especificamente, em Ariquemes, para compreensão das contradições que marcaram seu desenvolvimento. Após o levantamento documental e bibliográfico acerca das políticas para o ensino técnico agrícola e com os dados empíricos coletados junto aos egressos do curso, buscou-se no materialismo histórico e dialético o instrumento de análise do objeto de pesquisa. A pesquisa indicou que as propostas para o ensino técnico agrícola vinculamse aos princípios apregoados pela Teoria do Capital Humano. A análise dos dados aponta também para o distanciamento entre objetivos proclamados pelo projeto político pedagógico do curso e os resultados concretos verificados pela pesquisa. Por um lado, verifica-se altas taxas de reprovação ou evasão do curso, o que contradiz a tese da inserção social dos alunos; por outro, a maioria dos que conseguem concluir optam pela carreira acadêmica com objetivo de continuar os estudos e conquistarem espaço no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-06T19:11:00Z No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-06T21:15:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-06T21:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Egressos IFRO | pt_BR |
dc.subject | Técnicas Agrícolas | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.