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dc.contributor.authorCosta, Flavio Leite-
dc.date.accessioned2017-03-06T21:17:18Z-
dc.date.available2017-03-06T21:17:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCOSTA, Flavio Leite. Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior.2015. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira Gomes.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo abordar o tema relacionado a inserção dos egressos do IFRO Campus Ariquemes no mundo do trabalho. Tendo como recorte para pesquisa os alunos do curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio, optou-se pelo levantamento histórico do ensino técnico agrícola no Brasil e, mais especificamente, em Ariquemes, para compreensão das contradições que marcaram seu desenvolvimento. Após o levantamento documental e bibliográfico acerca das políticas para o ensino técnico agrícola e com os dados empíricos coletados junto aos egressos do curso, buscou-se no materialismo histórico e dialético o instrumento de análise do objeto de pesquisa. A pesquisa indicou que as propostas para o ensino técnico agrícola vinculamse aos princípios apregoados pela Teoria do Capital Humano. A análise dos dados aponta também para o distanciamento entre objetivos proclamados pelo projeto político pedagógico do curso e os resultados concretos verificados pela pesquisa. Por um lado, verifica-se altas taxas de reprovação ou evasão do curso, o que contradiz a tese da inserção social dos alunos; por outro, a maioria dos que conseguem concluir optam pela carreira acadêmica com objetivo de continuar os estudos e conquistarem espaço no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-06T19:11:00Z No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-06T21:15:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-06T21:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf: 2668087 bytes, checksum: 4f005408ce69cf31fbfba283922d25a9 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEgressos IFROpt_BR
dc.subjectTécnicas Agrícolaspt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.titleFormação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superiorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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