Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456
Título: | Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior |
Autor(es): | Costa, Flavio Leite |
Palavras-chave: | Educação Profissional Egressos IFRO Técnicas Agrícolas Políticas Educacionais |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | COSTA, Flavio Leite. Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior.2015. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo abordar o tema relacionado a inserção dos egressos do IFRO Campus Ariquemes no mundo do trabalho. Tendo como recorte para pesquisa os alunos do curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio, optou-se pelo levantamento histórico do ensino técnico agrícola no Brasil e, mais especificamente, em Ariquemes, para compreensão das contradições que marcaram seu desenvolvimento. Após o levantamento documental e bibliográfico acerca das políticas para o ensino técnico agrícola e com os dados empíricos coletados junto aos egressos do curso, buscou-se no materialismo histórico e dialético o instrumento de análise do objeto de pesquisa. A pesquisa indicou que as propostas para o ensino técnico agrícola vinculamse aos princípios apregoados pela Teoria do Capital Humano. A análise dos dados aponta também para o distanciamento entre objetivos proclamados pelo projeto político pedagógico do curso e os resultados concretos verificados pela pesquisa. Por um lado, verifica-se altas taxas de reprovação ou evasão do curso, o que contradiz a tese da inserção social dos alunos; por outro, a maioria dos que conseguem concluir optam pela carreira acadêmica com objetivo de continuar os estudos e conquistarem espaço no mercado de trabalho. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira Gomes. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.