Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2910
Title: Formação em pedagogia: perspectivas e possibilidades do campo de atuação
Authors: Silva, Keyciane Souza da
Keywords: Campo de atuação
Concepções acadêmicas
Pedagogia
Issue Date: Nov-2019
Abstract: Com esta pesquisa cujo tema aborda sobre formação em pedagogia: perspectivas e possibilidades do campo de atuação notou-se que grande percentual dos acadêmicos ingressam na graduação apenas para adquirir um diploma, optam pela carreira por diversos motivos, mas na maioria das vezes não pelo desejo de desempenhar as atividades competentes para esse nível de habilitação. Diante deste contexto, nos questionamos qual a concepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao campo de atuação do pedagogo? Foi a partir de tal questionamento que nos propomos a fazer uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando como instrumento de pesquisa o questionário para compreendermos o que os alunos sabem sobre o assunto. O trabalho foi dividido em duas partes, a primeira bibliográfica para a construção de informações pertinentes a pesquisa com autores como: Aranha (2012), Barbosa (2010), Rechia (2006), Libâneo (2001), Arantes e Gebran (2014), Pimenta (2002), Ribeiro (2008), Matos e Mugiatti (2007), Calliman (2010), Neto (2012), e a segunda foi a pesquisa em si, em que coletamos os dados para a análise. Assim, nosso objetivo principal foi compreender qual a concepção dos acadêmicos calouros e veteranos do curso de Licenciatura de Pedagogia no Campus da Unir em Vilhena, quanto ao campo de atuação do pedagogo. Obtivemos assim, um comparativo de concepções entre a fase inicial e a fase final desse curso, proporcionando qual a compreensão que estes alunos têm sobre sua própria formação e a importância desse processo na construção e desconstrução de novas possibilidade e perspectivas quanto a sua formação. O resultado da pesquisa proporcionou compreender o entendimento que os acadêmicos possuem sobre a temática, é geral e pouco consistente quando questionados, ou seja, não apresentam argumentos com propriedade, nota-se um certo desconforto e insegurança ao debater sobre um assunto no qual não possuem conhecimento o suficiente confiança.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2910
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC KEYCI - FINALIZADO CD.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.