Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3051
Título: Logística reversa de pós-venda: um estudo de caso da gestão de avarias e trocas em um supermercado de grande porte de Cacoal – RO
Autor(es): Batista, Célia da Silva
Palavras-chave: Logística reversa
Fornecedor
Avaria
Troca
Data do documento: 2017
Citação: BATISTA, Célia da Silva. Logística reversa de pós-venda: um estudo de caso da gestão de avarias e trocas em um supermercado de grande porte de Cacoal – RO. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A logística reversa de pós-venda é a área que trabalha com materiais que retornam à cadeia de distribuição com pouco ou nenhum uso. Este estudo teve como objetivo geral analisar os procedimentos logísticos na administração de avarias e trocas ocorridas no setor supermercadista de Cacoal. A pesquisa foi de caráter exploratório, método dedutivo e abordagem qualitativa. Tratou-se de um estudo de caso, com levantamento bibliográfico e entrevista. Foi utilizada análise do discurso, a partir de uma entrevista com o gerente de compras do supermercado pesquisado. Os dados coletados indicaram que o gerente compreende o conceito logística reversa apenas como devolução do produto. No gerenciamento das avarias recorre-se a um sistema de informatização automatizando o processo do diagnóstico e monitoramento das avarias e trocas. Nas práticas do processo reverso a empresa mencionou dificuldades com fornecedores que não assumem as avarias ou não flexibilizam prazos, as causas desses retornos são em sua maioria entrega invertida ou carga avariada. A partir da solicitação, a troca é realizada de 15 a 30 dias. O setor FLV3 é responsável pela maior incidência de perdas e prejuízos. Apesar de a empresa possuir um sistema que auxilia no processo reverso, ainda assim, falta nos registros os motivos pelas quais as avarias e trocas ocorrem. O benefício de conhecer a logística reversa de pós-venda com maior profundidade está no melhor uso desta ferramenta. Sugere-se então que o sistema seja adaptado para informar as razões das avarias e trocas para criar um histórico e possibilidades de minimização das mesmas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador(a): Prof.ª M.ª Lucélia Largura do Vale
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3051
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CÉLIA 2017 (1).pdf379,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador