Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3076
Title: Adequação de manual de boas práticas de fabricação, POP´S E PPHO´S e capacitação de manipuladores em Laticínio.
Authors: Sales, Lucimar Costa de
Keywords: Qualidade higiênico sanitária
Ferramentas da qualidade
Laticínios
Issue Date: 2020
Citation: Sales, Lucimar Costa de. Adequação de manual de boas práticas de fabricação, POP´S E PPHO´S e capacitação de manipuladores em Laticínio. 2020, 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2020.
Abstract: Indústrias de laticínios vêm tornando-se cada vez mais importantes para o agronegócio brasileiro, contribuindo diretamente para a economia do país. No entanto essas indústrias possuem um grande desafio que consiste em se adequar as instruções normativas que são dispostas pela legislação para conseguir se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Empresas desse ramo precisam e devem operar sob sistemas de gestão da qualidade eficientes para oferecer produtos seguros de qualidade, atendendo às necessidades dos clientes e legislação. As boas práticas de fabricação (BPF) estão diretamente ligadas aos requisitos higiênicos sanitários dos produtos, assim como as ferramentas básica de controle estão relacionadas ao local de manipulação, evitando retrabalho, perda de produtos e principalmente os riscos de contaminação. O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de análise observacional e questionários, as condições sanitárias da empresa LACMON de Monte Negro - RO, assim como o comportamento de seus manipuladores em relação a higiene pessoal e adequar as inconformidades de acordo com a legislação brasileira. Durante o desenvolvimento deste trabalho pode-se constatar algumas situações em relação higiene pessoal e aplicação das normas estabelecida, que são consideradas insatisfatórias nas análises visuais antes das adequações. Após treinamento e revisões do manual de BPF, PPHO´s(Procedimentos Padrão de Higiene Operacional) e POP´s (Procedimento Operacional Padrão) houve uma melhora significativa em relação a qualidade higiênica, observada pelos métodos adotados de avaliação, pois a todo momento o responsável pela indústria se dispôs a seguir as recomendações sugeridas. Com o desenvolvimento desse trabalho foi possível ter o conhecimento o quanto as BPF´s são importantes para a manutenção eficiente da indústria de laticínios e também saber que só haverá resultados favoráveis em relação as condições higiênicas se houver a colaboração de todos os envolvidos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dra.: Gisele Teixeira de Souza Sora
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3076
Appears in Collections:DENGEA/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUCIMAR COSTA DE SALES.pdfTCC - LUCIMAR COSTA DE SALES580,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.