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Título: O estado do conhecimento das produções científicas stricto sensu em psicologia sobre jovens universitários (2008-2017)
Autor(es): Ribeiro, Jaqueline Regina Paes
Palavras-chave: Jovens universitários
Adolescentes universitários
Ensino superior
Psicologia escolar
Data do documento: 2018
Citação: RIBEIRO, J. R. P. O estado do conhecimento das produções científicas stricto sensu em psicologia sobre jovens universitários (2008-2017). 168f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem como como objetivo analisar e sistematizar os estudos realizados sobre jovens no ensino superior a partir da produção discente da Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, dos anos de 2008 a 2017. Consistiram objetivos específicos da pesquisa: mapear as produções de pós-graduação sobre jovens universitários; analisar as temáticas abordadas na produção acadêmica, no sentido de verificar as principais tendências nas pesquisas; analisar os principais referenciais teóricos que subsidiaram e sustentaram tais estudos; descrever as principais abordagens metodológicas, tipos de estudo e análises das pesquisas que tratam da temática jovens universitários. O procedimento metodológico baseou-se no estado do conhecimento, sendo a coleta de dados feita no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Inicialmente foram identificados 888 trabalhos, dos quais 78 estavam relacionadas com a temática de jovens universitários, sendo 62 dissertações e 16 teses. Primeiramente os dados foram analisados quantitativamente, sendo categorizados por: a) região, b) instituição, c) ano de defesa, d) perspectiva teórica, e) tipos de pesquisa, f) procedimentos metodológicos. Posteriormente, realizou-se uma análise qualitativa das principais temáticas abordadas, à luz do referencial da Psicologia sócio histórica. Como resultados, verificou-se que prevalecem os estudos na região sudeste, com quase 50% do total; bem como há um incremento da produção nos últimos cinco anos, em que o período apresenta 69,23% do total de trabalhos. No que se refere a perspectiva teórica prevalecem estudos relacionados ao materialismo histórico e dialético, com 24,38%, e trabalhos sem tal especificação também com 24,38 do total. Metodologicamente o maior número de pesquisas é realizada com procedimentos qualitativos (56,41%). A análise qualitativa permitiu visualizar os temas que a Psicologia tem abordado nas pesquisas sobre jovens universitários. Foram classificados 10 trabalhos relativos à validação de instrumentos de avaliação psicológica; 17 sobre temas relacionados à saúde do jovem estudante, tais como: saúde física, saúde mental, sexualidade e consumo de drogas/comportamento de risco; 17 sobre jovens participantes de políticas/programas de acesso e permanência no ensino superior, entre as quais a inclusão de pessoas com deficiência, as ações afirmativas para negros, indígenas e para jovens pobres; 28 sobre formação e vivências no ensino superior, nos subtemas: processos de ensinar e aprender, relações interpessoais, significações sobre o ensino superior, representações sobre violência e bullying, participação política/organização estudantil, projeto de vida e inserção profissional, constituição do psiquismo/formação de si; e, por último, 6 outros trabalhos foram categorizados como temas diversos, não diretamente relacionados ao ensino superior. Embora a visão psicologizada e patologizada tradicional sobre os jovens e os processos de formação predomine nos estudos sobre o ensino superior, aproximadamente 30% das teses/dissertações selecionadas abordam tais questões sob enfoques críticos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª Lilian Caroline Urnau.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3161
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