Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3184
Título: Motivos de evasão do curso de educação física da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Assís, Ana Fabíola de
Palavras-chave: Educação física
Evasão universitária
Educação
Data do documento: 2020
Citação: ASSIS, A. F. de. Motivos de evasão do curso de educação física da Universidade Federal de Rondônia 2020. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.
Resumo: A evasão é um fenômeno que afeta os sistemas de educação de todo o Brasil. Não há uma conclusão definitiva entre os estudos que já foram realizados sobre a principal causa da evasão, especialmente no curso de Educação Física. O presente estudo teve como objetivo investigar motivos de evasão do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa observacional e transversal. Participaram da pesquisa seis alunos evadidos do curso em questão ingressantes das turmas de 2017 e 2018. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, analisadas por análise de conteúdo. Para esses sujeitos foram consideradas como principais motivos de evasão: preferência por outra graduação, baixa identificação com o curso, necessidade de trabalhar/questão financeira e desânimo/esmorecimento diante das dificuldades. Os motivos secundários/influenciadores citados foram: transporte, dificuldade com disciplinas, horário do curso, possibilidade de cursar outra graduação, baixa identificação com o curso e problemas particulares. A evasão para quatro entrevistados ocorreu no 1° semestre e para os outros dois no 2° semestre. Portanto, não pode se afirmar que existe uma causa única para que os alunos desistam do curso de Educação Física, mas o contexto financeiro e o fato de este não ser a primeira opção de graduação se destacaram. Assim, os estudos em evasão têm que continuar, especialmente buscando incluir número maior de evadidos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção de grau superior em Educação Física. Orientadora: Profª Drª Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3184
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA_ASSIS.pdf250,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.