Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3196
Título: A mulher no imaginário escolar: uma discussão sobre a participação da família na escola
Autor(es): Weiss, Paula Cristina
Palavras-chave: Maternidade
Patriarcado
Participação da Família na Escola
Data do documento: 2021
Citação: WEISS, P. C. A mulher no imaginário escolar: uma discussão sobre a participação da família na escola. 2021. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta pesquisa investiga o modo de constituição da figura feminina construída historicamente a partir da observação dos papeis sociais a ela atribuídos: responsável pelos afazeres domésticos e cuidados com o desenvolvimento físico e educacional dos filhos. Isso abrange a educação escolar e a informal. O presente tema foi motivado pelas implicações que levam à ausência da participação da família no contexto escolar, que está, a nosso ver, diretamente ligada com a inserção da mulher no mercado de trabalho. Para a análise bibliográfica acerca da historiografia da mulher apoiamo-nos em autores como Beauvoir (1970), Badinter (1985, 1986), Engels (1984,1987, 2008), Luxemburgo (1914), Marx (1996), Hobsbawm (1995) e Safiotti (1987). Ainda com ênfase na Análise de Discurso mobilizamos noções teóricas que julgamos importantes para compreender como a mulher comparece no imaginário escolar. Inclinamos nosso olhar na análise das representações imaginárias construídas para a mãe do aluno, (mulher, mãe, trabalhadora), observando o funcionamento dos sentidos. Para isso, construímos um corpus constituído de um material na forma de uma pesquisa produzida pela empresa Itaú Social, intitulada Pesquisa Relação Família-Escola: Estudos de Casos em Rede, publicada em outubro de 2018. A ideia consistiu em analisar as falas dos participantes da referida pesquisa (gestores, professores, alunos e mães) a fim de compreender as representações imaginárias sobre a mulher. Entre outros, a pesquisa apontou que, na representação imaginária da escola, a mulher é responsabilizada pela vida escolar dos filhos e, ao mesmo tempo, desqualificada por um imaginário que se apoia na lógica do patriarcado. Já nos enunciados (mãe e filho) são enfatizadas as razões pelas quais as mães não participam da vida escolar de seus filhos, apontando a situação difícil, precária, nas quais as mulheres-mães-trabalhadoras vivem.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Ilka de Oliveira Mota.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3196
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PAULA_CRISTINA_WEISS.pdf982,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.