Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3238
Title: O professor de educação física e o processo de inclusão nas aulas: dificuldades sinalizadas e propostas de formação continuada
Authors: Teixeira, Camila da Silva
Keywords: Educação física
Educação física inclusiva
Formação continuada
Issue Date: 2019
Citation: TEIXEIRA, C. da S. O professor de educação física e o processo de inclusão nas aulas: dificuldades sinalizadas e propostas de formação continuada. 2019. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Abstract: As escolas vêm recebendo os estudantes com deficiência para o trabalho de integrar, incluir, ensinar e fazer melhorar sua qualidade de vida em sociedade, rompendo com a segregação e o isolamento. O presente estudo objetivou investigar quais as dificuldades sinalizadas por professores de Educação Física quanto aos procedimentos de inclusão de alunos com deficiência nas aulas e, ainda, a partir dessas dificuldades, lançar propostas de formação continuada às equipes formadoras e responsáveis, para sanar ou melhorar a ação docente. Para a realização desta pesquisa optou-se pela revisão bibliográfica sistematizada e integrativa, com referencial pautado nas bases on-line através da Plataforma Scholar Google, com descritores selecionados de acordo com o tema e seu objetivo, para obras entre 2000 à 2019. O fluxograma de seleção foi adaptado de Porto-Souza e Salles (2018) e a análise e redação em Minayo (2010). Como resultado, as dificuldades mais pontuadas foram a falta de apoio da gestão escolar e de uma equipe técnica, recursos físicos e materiais escassos e problemáticos e, principalmente as formações, tanto inicial quanto continuada, muito superficiais. Sugeriu-se um rol de temas para formação continuada dos docentes desde o conhecimento da legislação até as terminologias, características das deficiências tanto clínicas quanto neuropedagógicas e as adaptações de tempo, espaço e regras nas atividades para promover igualdade e equidade, no mesmo planejamento. O professor de Educação Física deve estar atento frente a esse atendimento, de forma a garantir participação plena dos alunos nas aulas, sem riscos físicos ou afetivos-sociais, primando pelo seu desenvolvimento integral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Me. Simone de Oliveira Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3238
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA_DA_SILVA_TEIXEIRA.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.