Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3288
Título: O portunhol na região fronteiriça de Guajará-Mirim
Autor(es): Eduardo, Mauricio Rodrigo Pinilla
Palavras-chave: Fronteira
Portunhol
Sociolinguística
Data do documento: 2018
Citação: EDUARDO, Mauricio Rodrigo Pinilla. O portunhol na região fronteiriça de Guajará-Mirim. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho parte da investigação sobre como vocábulos produzidos a partir da mescla de idiomas são produzidos em Guajará-Mirim, cidade brasileira que faz fronteira com a Bolívia. Essas palavras foram por nós denominadas de portunhol e foram estudadas com a finalidade de entender seu processo de formação, bem como o seu significado no contexto discursivo. A partir de uma mostra coletada em pesquisa de campo, observou-se como a fusão de duas línguas traz uma riqueza inestimável de criações linguísticas, que talvez possa vir a ser constituída como uma língua futuramente. No percurso analítico, dividimos o trabalho em três partes. Primeiramente, abordamos a significância da expressão fronteira no contexto estudado, apresentando a região fronteiriça de Guajará-Mirim. Na segunda parte, tratamos do portunhol em relação às suas significâncias e aos fatores que interferem na sua formação enquanto interlíngua, pidgin, como língua literária, como também os aspectos sociolinguísticos que corroboram em sua constituição utilizando teóricos como John Holm (1988), Louis-Jean Calvet (1993), entre outros. Por sua vez, na última parte, dedicamo-nos ao processo de formação dos vocábulos, e para isso utilizamos as considerações de Joaquim Mattoso Câmara Junior (1970) a respeito da formação das palavras na língua portuguesa e de Burgeile (1989, 2009) que aborda a interferência entre as duas línguas faladas pelos antilhanos em Porto Velho. Por fim, esperamos que este trabalho possa somar-se a outros que estudam o portunhol e a sua importância, trazendo aos estudos linguísticos um universo que pode ser extremamente explorado não somente nas bases aqui propostas, mas outras em diversos campos do saber.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Nelziza Lovera de Florentino.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3288
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação para publicação 15 02 19.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.