Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3415
Título: Metal pesado em pescado
Título(s) alternativo(s): a presença do mercúrio como agente contaminante
Autor(es): Ribeiro, Ezequias Santos.
Palavras-chave: bioacumulação
ecossistema aquático
saúde humana
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Ezequias Santos. Metal pesado em pescado: a presença do mercúrio como agente contaminante. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: A aquicultura no Brasil tem apresentando um ritmo crescente nas ultimas décadas, seja por incentivos públicos ou privados. Com isso, e cada vez mais, se tem trabalhado por pescados fresco e saudável. Contudo, a ingestão do pescado para humanos é uma via direta para contaminação por mercúrio. O mercúrio está presente em ambientes fluviais de forma natural ou por ação humana. Pescados que vivem em ambientes contaminados tendem a bioacumular esse metal em seu tecido muscular. O hábito alimentar dos pescados influencia na quantidade de mercúrio. Populações que tem dieta à base de pescado podem estar sujeitas à forma mais tóxica do mercúrio para humanos, o metilmercúrio. O presente estudo objetivou levantar informações relevantes sobre efeitos do mercúrio no pescado na aquicultura, abordando fonte de contaminação e efeitos quanto a contaminação humana.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.ª Drª. Rute Bianchini Pontuschka Coorientador: Me. Wesclen Vilar Nogueira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3415
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EZEQUIAS SANTOS RIBEIRO METAL PESADO EM PESCADO a presença do mercúrio como agente contaminante.pdfArquivo principal1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.