Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3421
Título: A educação infantil e os desafios do seu desenvolvimento: um estudo junto a coordenadores pedagógicos e professores no município de Porto Velho - RO
Autor(es): Batista, Elessandra Reis
Palavras-chave: Educação
Educação infantil
Prática pedagógica
Data do documento: 2019
Citação: BATISTA, Elessandra Reis. A educação infantil e os desafios do seu desenvolvimento: um estudo junto a coordenadores pedagógicos e professores no município de Porto Velho - RO. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade. Atualmente, no Brasil, o atendimento escolar a essa faixa etária perpassa por mudanças significativas, o que requer adaptações nas propostas pedagógicas, práticas docentes e rotinas escolares. Para a efetivação do paradigma da criança como um sujeito histórico e de direitos, é necessário fornecer condições para que as escolas, através do trabalho pedagógico, possibilitem o desenvolvimento da criança em sua integralidade, por meio de práticas inclusivas, em um ambiente propício para a aprendizagem, estabelecendo uma relação positiva entre os pares que compõem o processo educativo. Desse modo, surge a necessidade de mudanças, em função das especificidades da população da faixa etária de zero a cinco anos, com vistas ao cumprimento de uma educação que promova a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento pleno dos educandos. Diante dessa problemática, a questão que norteou este estudo foi: como os docentes e coordenadores que atuam em escolas de Educação Infantil, em Porto Velho-RO, percebem os desafios para desenvolver seu trabalho nessa área? Em consonância com este questionamento, o objetivo geral foi: analisar como os docentes e coordenadores que atuam em escolas de Educação Infantil, em Porto Velho-RO, percebem os desafios do desenvolvimento de seu trabalho nessa área. O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, compreendendo as fases bibliográfica e empírica, realizadas no período de 2018 a 2019. Para o levantamento de dados, foram utilizados como instrumentos dois questionários, sendo um para o levantamento do perfil pessoal e profissional e outro com questões abertas referentes à pesquisa. Participaram como sujeitos da investigação quinze professoras e cinco coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino de Porto Velho-RO, que atuam na Educação Infantil. Os resultados revelam que docentes e coordenadores percebem como desafios no desenvolvimento de seu trabalho: a ausência de formação continuada alinhadas às novas políticas educacionais; falta dos pais no apoio à educação escolar; recursos financeiros escassos; escolas com estruturas físicas inadequadas. Conclui-se que, para se propor mudanças que revertam o quadro apresentado sobre a Educação Infantil em Porto Velho, há necessidade de: investimentos que favoreçam a formação continuada voltada às mudanças curriculares, em consonância com os documentos legais que norteiam essa etapa da Educação Básica; práticas que favoreçam a integração escola-família; ampliação de verbas para a melhoria da infraestrutura das escolas; contratação de servidores de apoio, de forma que todos assumam seu papel e compromisso social.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3421
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ELESSANDRA_REIS_BATISTA_865262265.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.