Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3431
Título: Propagação de pulsos de luz ultracurtos em um ensemble de átomos de rubídio-87
Autor(es): Gomes, Eliton Trindade
Palavras-chave: Matriz densidade
Equações de Maxwell-Bloch
Propagação de pulso
Teorema da área
Data do documento: 2021
Citação: GOMES, Eliton Trindade. Propagação de pulsos de luz ultracurtos em um ensemble de átomos de rubídio-87. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: Neste TCC, estudamos a mudança do formato de um pulso de luz ultracurto ao se propagar por uma amostra de muito átomos de rubídio-87. Para isso, modelamos nosso problema considerando os átomos como sistemas de dois níveis, interagindo com um pulso ultracurto secante hiperbólico de largura temporal de 100 femtossegundos, ressonante com a frequência da transição 5²S1/2 → 52P1/2 do átomo de rubídio-87. Dessa forma, resolvemos numericamente as equações de Maxwell-Bloch a partir do algoritmo de Runge-Kutta implementado na linguagem de programação C. Nestas equações são acopladas as equações ópticas de Bloch que descrevem a evolução temporal da matriz densidade conforme o pulso provoca transições do estado fundamental 5²S 1/2 para o estado excitado 5² P 1/2, produzindo, assim, uma polarização no meio. Também está acoplada a equação de Maxwell reduzida, que descreve as modificações no pulso devido a essa polarização. Essas soluções são obtidas para pulsos de área entre 0 e 6π, onde estudamos tanto o comportamento da área do pulso, quanto as modificações que a envoltória sofre ao se propagar pelo meio atômico. Todos os nossos resultados estão de acordo com a literatura científica, incluindo a obtenção do fenômeno da transparência auto induzida
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Bacharel em Física, sob orientação do Prof. Dr. Marco Polo Moreno de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3431
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Eliton_Gomes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso63,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.