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Título: Educação ambiental no contexto de escolas rurais no município de Porto Velho-RO
Autor(es): Mendes, Bianca Morais
Palavras-chave: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2019
Citação: MENDES, Bianca Morais. Educação ambiental no contexto de escolas rurais no município de Porto Velho-RO. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se desenvolve a Educação Ambiental no contexto das escolas rurais no município de Porto Velho-RO, localizadas nos distritos ao longo da BR-364, sentido Acre, a saber: no distrito de Jaci-Paraná, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II (CTPM II); no Núcleo Urbano Nova Mutum Paraná, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré (EMEFNSN); no distrito de Abunã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon (EMFMMR). Foram investigadas as políticas públicas de Educação Ambiental no mundo, no Brasil e a questão ambiental no estado de Rondônia, como está inserida no currículo das escolas pesquisadas e as concepções de Educação Ambiental da direção, coordenação, professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa, na abordagem do materialismo histórico-dialético, em uma perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os instrumentos de coleta de dados foram: a revisão bibliográfica, a partir dos teóricos da Educação Ambiental Crítica; a análise documental do Referencial Curricular de Rondônia (RCRO), dos Projeto Políticos Pedagógicos (PPP) de cada escola e os planos de curso dos professores. Participaram da entrevista seis diretores, três coordenadores, 20 professores e 28 estudantes. A coleta de dados aconteceu no período de dezembro/2018 a maio/2019. A análise dos dados do PPP, do RCRO, dos planos de cursos e das entrevistas foi realizada de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), por meio da descrição, interpretação e argumentação, resultando em quatro categorias: (1) Concepção da Educação Ambiental; (2) Formação docente em Educação Ambiental; (3) Interdisciplinaridade; (4) Prática educativa em Educação Ambiental. Foram realizados diálogos sobre o meio ambiente nas três escolas pesquisadas, levando-se informações sobre a questão ambiental das comunidades e reforçando a importância do desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas rurais. Os resultados apontam que, nas escolas investigadas, em relação à concepção de Educação Ambiental, 83% dos educadores possuem uma tendência conservadora e acreditam que as práticas de Educação Ambiental são indispensáveis na escola. Observou-se que 55% dos professores não tiveram nenhum tipo de formação profissional sobre Educação Ambiental, justificando as dificuldades em inserir a temática em seus planos de curso e na sua prática diária. Em relação à Educação Ambiental no currículo, os PPP de duas escolas estavam em processo de construção, enquanto uma aborda o assunto de forma superficial. Do mesmo modo, em relação à concepção dos estudantes sobre a Educação Ambiental, muitos possuem a mesma concepção conservacionista. Pode-se dizer que os professores realizam práticas de Educação Ambiental de modo comportamentalista e se envolvem, predominantemente, com questões sobre “lixo, limpeza e conservação”. Observou-se que a Educação Ambiental, nas escolas pesquisadas, segue a ótica da reprodução e as dificuldades encontradas pelos educadores estão correlacionadas ao processo de formação inicial pelas Universidades, à falta de apoio pedagógico, às dificuldades do Estado na formação continuada, ao acúmulo de tarefas pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, à falta de consciência crítica dos próprios educadores em relação ao assunto, ao desconhecimento sobre práticas interdisciplinares e à não compreensão da relação entre teoria e prática.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3453
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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