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Título: A formação continuada de docentes da educação em tempo integral: desafios da prática pedagógica no CETI Tarcila Prado de Negreiro Mendes em Humaitá-AM
Autor(es): Reis, Lenilda Molina Guerreiro
Palavras-chave: Formação continuada
Educação integral
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2021
Citação: REIS, Lenilda Molina Guerreiro. A formação continuada de docentes da educação em tempo integral: desafios da prática pedagógica no CETI Tarcila Prado de Negreiro Mendes em Humaitá-AM. 2021. 107f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: A formação continuada dos profissionais de magistério está assegurada no art. 62 da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dada essa garantia, entende-se sua relevância quanto aos benefícios que poderá trazer para os professores e, consequentemente, para alunos e escolas. Pensar em tal formação aguça a necessidade de saber como é ofertada pelas agências formadoras e seus desdobramentos, bem como se atende às necessidades e possibilidades daqueles que materializam os processos de ensino e de aprendizagem. Partindo dessa compreensão, a questão que norteou este estudo foi: em que consiste a formação continuada para docentes da educação em tempo integral no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Tarcila Prado de Negreiro Mendes em Humaitá-AM? Como objetivo geral, buscou-se analisar em que consiste a formação continuada para docentes da educação em tempo integral no CETI Tarcila Prado de Negreiro Mendes em Humaitá-AM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, com suporte da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), efetivada por meio de encontros individuais on-line, via Google Meet, realizados no período de 01 a 09 de junho de 2021, nos quais sete professores que atuam no ensino médio da escola em pauta responderam a uma entrevista semiestruturada e gravada. Os dados obtidos foram organizados em cinco Categorias de Análise, criadas a priori, a saber: I) Planejamento dos cursos de formação continuada de professores; II) Como os conhecimentos adquiridos nas formações são executados na prática pedagógica dos professores; III) Desafios para a concretização dos conteúdos da formação na prática pedagógica dos professores; IV) As estratégias de acompanhamento da prática pedagógica dos professores; V) A avaliação das práticas pedagógicas dos professores. Os resultados evidenciam que quem planeja e sistematiza a formação continuada de professores da educação em tempo integral é a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, de forma que o professor não tem nenhuma participação; na prática pedagógica, a execução dos conhecimentos adquiridos nas formações nem sempre é possível, pois distanciam-se das necessidades dos professores; os desafios que dificultam a materialização dos conteúdos na prática pedagógica dizem respeito à falta de preparo dos professores para atuar nas plataformas digitais das aulas on-line, às condições financeiras dos alunos, dificultando o acesso às aulas, à infraestrutura física da escola, à falta de materiais didáticos e pedagógicos e ao problema de professores que não são fixos; as estratégias de acompanhamento da prática pedagógica dos professores consistem em ações burocráticas de verificação de diários, de planos de aula, solicitação de relatórios, dentre outras, ocorrendo a mesma situação com relação à avaliação de suas práticas pedagógicas. Mediante tais resultados, conclui-se que as agências formadoras devem repensar o processo de formação continuada dos professores, valorizando seus conhecimentos e experiências, considerando suas necessidades e possiblidades, de modo que os professores não sejam apenas cumpridores de tarefas planejadas por profissionais que desconhecem a realidade na qual eles atuam.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3474
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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