Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3503
Título: As percepções de uma pessoa surda sobre suas experiências na educação básica e superior para sua formação : evidências do fazer pedagógico
Autor(es): Nicodemos, Zélia Augusta
Palavras-chave: Sujeito Surdo
LIBRAS
Instrutora Surda
Inclusão
Educação de Surdos
Data do documento: 2021
Citação: NICODEMOS, Zélia Augusta. As percepções de uma pessoa surda sobre suas experiências na educação básica e superior para sua formação : evidências do fazer pedagógico. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: Este estudo apresenta as percepções de uma estudante surda, a partir das experiências obtidas na educação básica até alcançar o nível superior, bem como traz relatos referentes à sua atuação profissional enquanto Instrutora Surda. A metodologia utilizada foi a da autobiografia narrativa, que é uma modalidade etnográfica na qual o próprio pesquisador reflete sobre seu conhecimento e sobre os processos de ensino e aprendizagem, revelando como estão organizados os seus conhecimentos e como ele se transformou a partir da sua própria reflexão das experiências práticas. Os objetivos propostos para o presente estudo foram: a) elencar os aspectos relevantes da experiência profissional durante o ensino da Libras; b) analisar as dificuldades e os fatores facilitadores no ensino da Libras para Surdos na perspectiva da pessoa Surda; c) descrever e analisar como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes Surdos, desde a Educação Básica até a Universidade, por intermédio da narrativa autobiográfica de uma instrutora Surda de Libras, vinculada à Educação escolar de estudantes Surdos no município de Ji-Paraná, como funcionária da Secretaria de Educação do Município (SEMED). Para alcançar esses objetivos, foi feito uma narrativa concernente aos fatos mais importantes que marcaram a trajetória de vida da estudante Surda, desde à primeira infância até à vida adulta, contendo relatos que se iniciam a partir do diagnóstico da Surdez Profunda e seguem até alcançar a educação superior. A narrativa contém também relatos sobre experiências vividas como Instrutora Surda, bem como sobre o aprendizado adquirido durante todo o processo de formação. No decorrer da pesquisa, foi sendo revelada a precariedade da Educação Inclusiva e o quanto a mesma carece de profissionais que apresentem características atitudinais de acessibilidade, de forma a diminuir o distanciamento que existe entre o conceito e a prática da inclusão nos espaços educativos. Sobre os dados relacionados à experiência profissional, destaca-se o fato de que o sucesso conquistado na carreira reafirma que é possível ser professor ou Instrutor Surdo e atuar de maneira efetiva e competente na escolarização de Surdos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná como requisito para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Patrícia Soares de Maria de Medeiros e coorientação da professora Dra. Marlene Rodrigues.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3503
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zelia_Augusta_Nicodemos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso539,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.