Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3525
Título: Compras públicas sustentáveis: reestruturação no processo de compras nos Campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Autor(es): Bertone, Elisa Oliveira Macedo
Palavras-chave: Sustentabilidade
Compras públicas
Gestão de processos
Data do documento: 2018
Citação: BERTONE, Elisa Oliveira Macedo. Compras públicas sustentáveis: reestruturação no processo de compras nos Campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2018. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Considerando-se o contexto de crise brasileira percebe-se a urgente necessidade de reestruturar o Estado Brasileiro, com proposições de novas estruturas do Estado que sejam firmadas em modelos ideais de governança pública que prezem pela sustentabilidade organizacional. Assim, tendo como base a realidade da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e seus procedimentos de compras este trabalho tem como vertente principal a discussão e reflexão acerca de reestruturação destes processos na UNIR, de forma que sejam instrumentos para uma gestão sustentável, condizentes com a necessidade brasileira, tendo como base o estudo teórico sobre o tema e instituições que podem ser consideradas como modelo de gestão de processos. A proposição além de considerar modelos implantados em universidades de renome internacional (ULisboa) e nacional (UTFPR e UFSC), tem como base, principalmente, as diretrizes da gestão pública, administração gerencial e societal, fluxos de processos, sustentabilidade e as legislações e normas pertinentes. Esta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, pelos métodos da pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo por meio do estudo observacional não-participante e de entrevistas dirigidas por roteiros semiestruturados. Assim, tem-se como resultado da pesquisa, proposta de reestruturação dos processos de compras da UNIR que, em suma, se baseia na descentralização total da administração das compras para cada campi da instituição, e, de forma subsidiária, criação de departamento responsável por atuar especificamente na área de sustentabilidade, ligado diretamente à Reitoria; Criação de Comissões Permanentes responsáveis pela fase de elaboração do Termo de Referência com foco na promoção do desenvolvimento sustentável (UFSC); Supressão de 3 etapas relacionadas ao fluxo de processos; e, Informatização do processo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3525
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.