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Título: Sequência didática para o 9.º ano para ensino da termologia e construção de um aquecedor solar
Autor(es): Monteiro, Franciele Biella Sá
Palavras-chave: Ensino de Física
Termologia
Aquecedor Solar
Sequência Didática
Data do documento: 2021
Citação: MONTEIRO, Franciele Biella Sá. Sequência didática para o 9.º ano para ensino da termologia e construção de um aquecedor solar. 2021. 210 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A aprendizagem por meio de trabalho em grupo construindo objetos propicia no ensino de Física um método eficaz e significativo, fazendo com que alguns problemas nesse processo possam ser transpostos, como por exemplo a falta de material didático ou o desinteresse dos estudantes. O presente trabalho quer abordar a termologia por meio de uma sequência didática de aulas expositivas, com experimentos simples, uso de simulação, construção de mapa mental e por fim a construção de um Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), para ajudar na transposição didática desse conteúdo e ajudar a transpor dificuldades que os estudantes possam apresentar na aprendizagem dos conteúdos de termologia, que é oferecer significado para os conteúdos conectando a física com a realidade. O trabalho pode ser usado em todas as séries do ensino fundamental II de acordo com o planejamento do professor. O produto foi desenvolvido com os estudantes de quatro turmas de 9.º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, na cidade de Ji-Paraná/RO, no turno matutino e a proposta foi usar elementos teóricos na construção de um aquecedor solar, juntamente com experimentos e outras ferramentas para ensinar conceitos como temperatura, calor, formas de propagação de calor, equilíbrio térmico, dilatação térmica ainda conceitos como conscientização ambiental sobre o uso de recursos energéticos. Para que de fato houvesse aprendizado, foi necessário levar em consideração o que o estudante já sabia, que é um preceito da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak. Após as aulas teóricas os estudantes foram levados a um cenário de aprendizagem por descoberta, devido à realização de experimentos e a construção do aquecedor solar, sendo que as aulas expositivas foram feitas de modo dialogado, fazendo do professor o mediador e os estudantes constituindo o centro de atenções, pois o objetivo era também perceber as suas manifestações. Dessa forma, o ambiente de aula tornava-se adequado para fins de algum cálculo. Ao fim das aulas expositivas, com experimentos, simulação e mapa mental, os estudantes foram estimulados a organizar-se em grupos e iniciar o planejamento da construção do aquecedor solar, onde puderam assim promover a diferenciação progressiva dos conceitos e reconciliação integradora de novos conceitos, pois puderam aprender fazendo e experimentando. A proposta conseguiu atingir os objetivos, que era fazer com que compreendesse tais conceitos permitindo avanço conceitual dos estudantes. Essa aferição foi feita de modo subjetivo, através de diálogos com os estudantes e apresentação de um seminário e objetivo através da aplicação de um questionário após a sequência. O trabalho contribuiu para que a visão crítica do estudante fosse melhorada por causa das discussões acerca da utilização de meios alternativos de energia substituindo a energia elétrica, assim como também melhorou a sua autonomia no processo de ensino aprendizagem, pois tiveram que construir um protótipo em grupo, tendo que vencer barreiras como “o trabalho em grupo” e ainda discutir rumos no trabalho. Desse maneira, conclui-se que aulas expositivas associadas com aulas práticas constitui um modelo que favorece a evolução dos estudantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof.º Walter Trennepohl Júnior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3526
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

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