Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3535
Título: Proposta de metodologia de distribuição de processos no âmbito da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia
Autor(es): Cunha, Tais Macedo de Brito
Palavras-chave: Decisão de gestão
Metodologia de distribuição de processos
Procuradoria Geral do Estado de Rondônia
Data do documento: 2018
Citação: CUNHA, Tais Macedo de Brito. Proposta de metodologia de distribuição de processos no âmbito da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A Constituição Federal atribui às Procuradorias Estaduais a missão institucional de exercer a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas. Para essa missão ser executada com melhores resultados, não basta o domínio de teses jurídicas em favor da Fazenda Pública, é imprescindível o melhor uso possível dos recursos disponíveis, merecendo destaque o papel das decisões de gestão e das práticas organizacionais adotadas no âmbito das Procuradorias. Neste contexto, o presente trabalho destaca a relevância da decisão de gestão que define o funcionamento da distribuição de processos judiciais no âmbito da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, propondo metodologia que tem por foco uma atuação eficiente desta instituição pública. O embasamento teórico está lastreado nos modelos de gestão burocrático e gerencial, e na identificação das posturas organizacionais que prestigiam a eficiência. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referência a metodologia do Design Thinking, que estabelece que as soluções devem partir da colaboração das pessoas envolvidas no contexto do problema, ganhando destaque a participação dos procuradores do Estado de Rondônia na construção da proposta do presente trabalho. A pesquisa é exploratória e adota abordagem mista, com predominância do método qualitativo. Na primeira etapa da coleta de dados foi realizada pesquisa documental com base nos instrumentos normativos de outras Procuradorias Estaduais e, na sequência, foram aplicados questionários estruturados com procuradores de outros estados da Federação. A partir dos dados colhidos nessa fase, foi delimitado o foco da fase seguinte, consistente na aplicação de questionários semiestruturados com Procuradores do Estado de Rondônia. Ao final, foram identificadas as alterações necessárias em cada setorial de atuação judicial da PGE/RO para viabilização de uma atuação mais eficiente do procurador, consistindo a principal sugestão do trabalho em uma disciplina formal por meio de ato infralegal da metodologia de distribuição de processos, na qual deve ser destacada a importância da especialização, da equanimidade, da análise da complexidade dos processos, da vinculação do procurador ao processo, bem assim autorizada a criação de núcleos especializados dentro das setoriais.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Prof. Dr. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3535
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.