Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3555
Título: Alfabetização científica e a proposta para o ensino de ciências na educação infantil de Humaitá: aspectos da elaboração, formação e práticas dos professores
Autor(es): Quirino, Thais de Souza
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino de ciências
Proposta curricular
Data do documento: 2021
Citação: QUIRINO, Thais de Souza. Alfabetização científica e a proposta para o ensino de ciências na educação infantil de Humaitá: aspectos da elaboração, formação e práticas dos professores. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta pesquisa traz como tema a Alfabetização Científica e a proposta para o ensino de Ciências na Educação Infantil de Humaitá-AM: aspectos da elaboração, formação e práticas dos professores. A educação em Ciências cresce em importância para o atendimento das necessidades e oportunidades apresentadas a cada momento, além de oportunizar, por meio da educação social e da ambiental, a exploração e o entendimento do que existe ao redor nas diferentes dimensões: humana, social e cultural. Tomando como referência tal necessidade e a legitimidade da etapa da Educação Infantil (EI) na educação básica, a questão problematizadora deste estudo foi: Como foi elaborada e implementada a proposta curricular para o ensino de Ciências na Educação Infantil, em Humaitá/AM, na concepção de gestores e professores? Na busca de respostas para esse questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar o processo de elaboração e implementação da proposta curricular para o ensino de ciências na Educação Infantil, em Humaitá-AM, na concepção de gestores e professores. Assim, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, composta de duas fases, uma documental e uma empírica, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professoras que atuam na EI e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da SEMED do Município de Humaitá-AM. Os dados obtidos foram organizados em dez categorias de análise, criadas a priori e em consonância com as questões levantadas na investigação. Sendo: Fase I - pesquisa realizada junto às professoras; Fase II - pesquisa realizada com a coordenadora pedagógica da SEMED e, Fase III - entrecruzamento dos dados das professoras e da coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa consideram a consulta de seus sujeitos coletivos, professores e pessoal não docente, porém de forma esporádica para a construção da Proposta Curricular para a EI, fragmentando sua elaboração de forma integral. Evidenciou-se que as formações não são suficientes para sanar os anseios e dúvidas dos professores completamente, o que mobiliza os gestores municipais e as instituições de EI a refletirem sobre essa problemática, especialmente considerando o Ensino de Ciências; a necessidade de mecanismos consistentes de acompanhamento e de avaliação da prática de professoras, a fim de direcionar o trabalho conjunto entre gestor da instituição e sua equipe, além da possibilidade de contactar outras esferas como a Secretaria de Educação para legitimar o alinhamento dos currículos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as demais orientações legais. Diante do contexto investigado, há a necessidade de efetivação das políticas públicas e de atualização do documento norteador do trabalho pedagógico do professor.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora Profa. Dra. Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3555
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.