Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3579
Título: A contação de história: formação da cultura e identidade das crianças surdas
Autor(es): Rocha, Talmairan Edevaldo da Costa
Palavras-chave: Literatura Surda
Aquisição da Língua de Sinais
Libras
Cultura surda
Identidade Surda
Criança surda
Data do documento: 2021
Citação: ROCHA, Talmairan Edevaldo da Costa. A contação de história: formação da cultura e identidade das crianças surdas. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A educação de surdos tem sido muito discutida e estudada nas últimas décadas. Os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e o uso da língua de sinais estão sendo pesquisados como referencial de construção da identidade cultural da comunidade surda em geral. Este estudo foi realizado com um grupo de crianças surdas que através da contação de histórias e o contato com o surdo adulto vão desenvolvendo a identidade e cultura surda. A pergunta de pesquisa que motivou este trabalho foi se a contação de histórias pode auxiliar na aquisição da identidade surda? O objetivo que norteou essa pesquisa foi de levar as crianças surdas a perceberem a importância das histórias infantis na aquisição da cultura e identidade surda por meio da literatura surda. Tendo como objetivos específicos: Contribuir para a formação da cultura e identidade surda nas crianças através daliteratura surda; despertar a criatividade nas crianças surdas, através da contação de histórias. A pesquisa foi fundamentada no pensamento de Karin Strobel (2016) e Gladis Perlin (2013) que tratam a identidade como algo em construção, que vai se transformando ao longo da vida. Em Skliar (2013) e Quadros e Schmiedt (2006) sobre a aquisição da linguagem para crianças surdas. Na Literatura surda esse estudo se fundamenta em Schlemper (2017), Rosa (2011), Rosa e Karnopp (2005) que produziram várias adaptações de histórias infantis em Libras como ‘O Patinho Surdo’ (ROSA; KARNOPP, 2005 b) que diz que a literatura surda mostra em suas narrativas a questão da cultura e identidade surda de forma que o surdo consegue ser representado e se ver nas histórias. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação que se caracteriza pelo envolvimento do pesquisador com o grupo pesquisado objetivando melhorar a vida do grupo pesquisado segundoTripp (2005). A pesquisa contribuiu para a comunidade escolar, pois proporcionou o aprendizado através da contação de histórias em Libras e foi comprovado a eficácia da presença do surdo adulto na identificação com as crianças surdas e no seu processo de aquisição da língua de sinais, cultura e identidade surda.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Me. Rosiane Ribas de Souza Eler e Coorientação da Profª Esp. Queila Ribas de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3579
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Talmairan_Rocha_2021.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.