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Título: O emprego do softwere Maple como ferramenta educacional de ensino-aprendizagem de cálculo diferencial e integral por meio do ensino híbrido, formato flex
Autor(es): Reis, Hailton César Alves dos
Palavras-chave: Educação Matemática
Ensino Híbrido
Maple
Cálculo Diferencial e Integral
Data do documento: 2022
Citação: REIS, Hailton César Alves dos. O emprego do softwere Maple como ferramenta educacional de ensino-aprendizagem de cálculo diferencial e integral por meio do ensino híbrido, formato flex. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta dissertação busca analisar as contribuições do emprego do software Maple no ensino-aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral por meio do Ensino Híbrido formato Flex em um curso de extensão universitária. O curso foi desenvolvido na Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná (RO), no segundo semestre de 2021. A pesquisa origina-se do anseio do pesquisador em aprofundar o conhecimento sobre o ensino-aprendizagem do Cálculo elaborando e aplicando uma proposta metodológica com o Maple e o Ensino Híbrido sob à luz da Teoria do Sistema de Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e do Constructo Seres-Humanos-com-Mídias (BORBA, 1999). A opção metodológica foi de abordagem qualitativa baseada nesses pressupostos teóricos utilizando como procedimento o Estudo de Caso (GIL, 2007). A pesquisa foi particionada em três etapas: a diagnóstica, o planejamento e a execução. Na etapa diagnóstica existem elementos quali-quantitativos que subsidiam as reflexões do processo realizado. Na etapa de planejamento o plano de ensino elaborado pelo autor da pesquisa é caracterizado como uma produção de ensino. Na etapa de execução após a definição dos perfis dos participantes passou a se investigar a questão de pesquisa: “Como elaborar e aplicar uma proposta metodológica de um curso de extensão de Cálculo Diferencial e Integral com emprego do software Maple através do Ensino Híbrido formato Flex, sob à luz da Teoria do Sistema de Atividade e do Constructo Seres Humanos-com-Mídias?”. Durante o curso foram propostas atividades e seguindo os encaminhamentos do Ensino Híbrido as atividades foram elencadas numa abordagem Flex, sendo que o seu desenvolvimento se deu em linguagem algorítmica no Maple e analisadas quanto às respectivas construções de resoluções apresentadas, o que permitiu ao pesquisador interagir com os acadêmicos, contribuindo para o entendimento da evolução dos sujeitos no processo. A ferramenta analítica definida foi o ciclo expansivo de desenvolvimento. Durante o curso, foram observados ciclos de menor escala potencialmente transformadores, tais como: participação dos encontros, realização das atividades solicitadas pelo professor e participação das discussões. A análise sugere que o macrociclo de transformação expansiva ocorreu, porque o produto gerado na reconceitualização do objeto foi o entendimento das relações entre o algébrico e o algorítmico. A pesquisa obteve como contribuição demonstrar que o Maple exerceu o papel de ator protagonista atuando como professor/mediador na realização do curso, além de utilizar uma teoria inovadora para análise a partir dos postulados de Engeström que estabelece os cinco princípios da Teoria da Atividade: diversos sistemas de atividade que interagem entre si organizando uma rede de atividades; a multivocalidade; a historicidade; as tensões e perturbações; e a possibilidade de transformações expansivas. É evidenciado na pesquisa a necessidade de inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no estudo do Cálculo, e nos conteúdos denominados précálculo, além de outras intervenções metodológicas que possibilitem oportunidades diferenciadas de ensino-aprendizagem.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pósgraduação de Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná (RO), como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Liliane da Silva Coelho Jacon e coorientação do Prof. Dr. Ewerton Rodrigues Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3580
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

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