Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3598
Title: A importância da contação de história para aprendizagem
Other Titles: na primeira fase do Ensino Fundamental
Authors: Silva, Tatiana Ferreira da
Keywords: Contação de história
Aprendizagem
Alfabetização
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, T. F. A importância da contação de história para aprendizagem : na primeira fase do Ensino Fundamental. 2019. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2019.
Abstract: O presente trabalho é uma análise de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia na unir, campus Vilhena, que abordam a temática contação de histórias. Considerando que a história desenvolve na criança, emoção, criatividade, imaginação, o presente trabalho apresenta uma breve reavaliação em relação as práticas de leitura nas series iniciais e suas contribuições para a alfabetização. Os objetivos da realização deste trabalho têm como proposito, pesquisar como a prática de história pode contribuir para o processo de alfabetização: conscientizar os professores a importância da contação de história no cotidiano escolar do aluno para seu desenvolvimento; compreender a história como uma ferramenta pedagógica nesse estágio de desenvolvimento. Para elucidar a pesquisa, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica de monografias da universidade federal de Rondônia, Campus Vilhena, e artigos e livros referente a temática. Com esta análise identificou-se a importância da leitura como estimulo aos familiares e a escola, que ambos devem incentivar o interesse pela leitura, bem como dar subsídios para que este aluno desperte um olhar criativo e crítico quanto a sua visão do mundo. Sendo assim, a leitura é indispensável para este processo de ensino e aprendizagem e as influências que esta pode realizar quanto a ampliação do conhecimento deste aluno. Este trabalho tem como intuito contribuir para os docentes o interesse em trabalhar com a contação de histórias, como ferramenta para despertar no aluno o gosto pela leitura, e suas contribuições para o processo de alfabetização.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Shuely Souza Rodrigues
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3598
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA TATIANA.pdfArquivo final1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.