Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3634
Título: A importância da educação infantil: na preparação da criança para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Ediana Nunes da
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Criança
Data do documento: 2022
Citação: SILVA. E. N. A importância da educação infantil: na preparação da criança para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental. 2022. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se as crianças que frequentaram a Educação Infantil podem ser consideradas mais preparadas para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, considerando o período de transição entre uma e outra fase da Educação Básica. O problema ao qual nos debruçamos indagou: Em que medida, a Educação Infantil (primeira etapa da Educação Básica) pode ser importante na preparação das crianças para ingresso no 1º ano do ensino Fundamental? Frente ao questionamento citado, foi possível depreender a hipótese de que frequentar a Educação Infantil é determinante para o desenvolvimento integral das crianças bem como uma melhor preparação para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental. Essa preparação pode ser entendida como o desenvolvimento de determinados aspectos das crianças pequenas, a saber: estimulação da cognição, construção da identidade, socialização em ambiente diferente do familiar, aquisição e aprimoramento da fala, capacidade de se expressar, locomoção do corpo em espaços e tempos diferentes, capacidade de lidar com diferentes emoções e sentimentos, conhecimento e adaptabilidade às regras e normas de convivência social, interação com outras pessoas e demonstração de atitudes baseadas em princípios éticos. Nessa perspectiva, as crianças passam a contar com algumas condições favoráveis ao enfretamento e superação de conflitos, tensões e novas exigências próprias do Ensino Fundamental, na maioria das vezes, bem diferentes do ambiente lúdico de aprendizagem ora vivenciado na Educação Infantil. Como encaminhamento metodológico, elegemos a pesquisa bibliográfica qualitativa como procedimento na busca por soluções bem como para análise do objeto de estudo proposto. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se constituiu, principalmente, a partir das contribuições de Abramowicz, Ariés, Benjamin, Kramer, Oliveira, Piaget, Silva, Vygotsky. Na busca por compreender se a Educação Infantil é importante na preparação das crianças para o ingresso no Ensino Fundamental tomamos a investigação da realidade social como princípio metodológico e concluímos que a Educação Infantil não tem o propósito de preparar as crianças para o Ensino Fundamental, porém, ao assegurar o pleno desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, trata a infância como eixo primordial e de continuidade para a o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e assegura condições favoráveis às crianças para cumprirem com exigências das atividades de estudos no Ensino fundamental.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Dra. Cláudia Justus Torres Pereira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3634
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Ediana Nunes da Silva.pdfArquivo Final368,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.