Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3636
Title: A literatura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição à alfabetização
Authors: Oliveira, Edineusa França de
Keywords: Contação de história
Educação
Literatura
Letramento
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, E. F. A literatura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição à alfabetização. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) procura mostrar a importância de reconhecer e estudar os livros de literatura, tomando-os como instrumento de auxílio ao aprendizado de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa fez estudos sobre a chamada “Contação de história”, cujo problema trata da questão: Pode a leitura infantil ser aplicada no ensino de criança não alfabetizada? Ou seja, se procurou saber se a utilização de livros de literatura, mesmo para crianças ainda não alfabetizadas, contribuem para a formação das crianças. Essa questão é considerada na seguinte hipótese: se a criança está em processo de construção do conhecimento então ela poderá ser estimulada a aprender a ler por meio do contato com a literatura, em particular, por meio da chamada “Contação de história”. Para tanto, serão apresentados, nesta monografia, os estudos desenvolvidos acerca de aspectos históricos da literatura infantil, bem como a relação que há entre as crianças em processo de alfabetização e a literatura”. Finalmente, serão mostradas as possibilidades de articulação entre os livros literários, apontando maneiras de se efetivar tal articulação em sala de aula. Com base nos estudos o resultado da pesquisa mostra que a hipótese se confirmou no sentido de que durante o processo de leitura, a literatura é uma grande aliada, pois auxilia e facilita a aprendizagem. Além de auxiliar a aprendizagem, a literatura é capaz de contribuir para que a criança desenvolva a imaginação e a criatividade. Os embasamentos teóricos foram feitos com algumas das principais autoras da área de literatura infantil, a saber: Cândida Vilares Gancho, Mirian Fiore, Maria Antonieta Antunes Cunha, Nely Novais Coelho. Regina Zilberman, entre outros. A pesquisa de campo aconteceu da seguinte forma: Foi feito um questionário semiestruturado de coleta de dado de cunho qualitativo com quatro questão, que as professoras responderam, bem como com observações com concomitante ao estágio.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieri
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3636
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Pedagogia_Edineusa França de Oliveira.pdfArquivo Final691,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.