Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3637
Título: Contribuições de importantes teóricos do campo do discurso educacional para a construção da concepção de educação infantil no Brasil
Autor(es): Gonçalves, Jaqueline Marim
Palavras-chave: Currículo
Brasil
Educação infantil
Data do documento: 2022
Citação: GONÇALVES, J. M. Contribuições de importantes teóricos do campo do discurso educacional para a construção da concepção de educação infantil no Brasil. 2022. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022
Resumo: Este trabalho foi resultado de uma investigação teórica e teve como objetivo analisar alguns aspectos históricos dos processos percorridos na construção da concepção de educação infantil no Brasil, tendo em vista a transformação do conceito de criança e infância durante os períodos históricos até a contemporaneidade. A pesquisa, metodologicamente, foi do tipo bibliográfica qualitativa, descritiva e se justifica como relevante por se tornar mais um instrumento de consulta ao público envolvido com a Educação Infantil. Os teóricos pesquisados foram: Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827), Decroly (1871-1932), Froebel (1782-1852), Montessori (1870-1952), Vygotsky (1896-193, Freinet (1896-1966) e Piaget (1896-1980), entre outros. Com o objetivo de compreender a forma que esses teóricos estudaram o desenvolvimento e o modo como as crianças aprendiam, contribuíram para a elaboração de uma proposta educacional para educação infantil vigente nos tempos atuais. A pesquisa também será pautada na contextualização histórica dos documentos oficiais que norteiam a educação infantil brasileira: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (MEC 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010) e o mais recente em vigor, a Base Nacional Comum Curricular (2017).
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Dra. Cláudia Justus Tôrres Pereira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3637
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Jaqueline Marim Gonçalves.pdfArquivo Final899,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.