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Título: O papel da afetividade no trabalho do orientador educacional: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Amorim, Taynara da Paixão Guimarães
Palavras-chave: Afetividade
Orientação educacional
Orientador
Contexto escolar
Data do documento: 2022
Citação: AMORIM, T. P. G. O papel da afetividade no trabalho do orientador educacional: uma revisão bibliográfica. 2022. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Com esta pesquisa cujo tema aborda o papel da afetividade no trabalho do Orientador Educacional, destacamos a figura deste profissional, que tem como função, lidar diretamente com a rede de relacionamentos dos alunos, ou seja, a família, a comunidade, os professores e toda a escola, tendo como prioridade gerir os problemas e preocupações de âmbito escolar, social, pessoal e familiar, que muitas vezes por falta de afetividade acaba prejudicando ainda mais o desenvolvimento educacional das crianças. Assim, fica marcado o seu papel como sendo essencial para o bom funcionamento da escola e obviamente do desenvolvimento escolar das crianças, sendo necessário então, pensar como a afetividade pode contribuir para o trabalho do Orientador Educacional no desenvolvimento do seu trabalho? Seguindo tal questionamento, nos propomos a realizar esta pesquisa qualitativa-bibliográfica, com o objetivo de compreender como a afetividade pode contribuir para o trabalho do Orientador Educacional tendo como objetivos específicos contextualizar a trajetória da profissão em Orientação Educacional; descrever o papel do Orientador Educacional; identificar o trabalho afetivo desenvolvido pelo Orientador Educacional no contexto escolar e apresentar pesquisas que demonstrem a afetividade no papel do Orientador Educacional na escola na perspectiva teórico-conceitual desenvolvida pelo campo das Ciências da Educação. A pesquisa foi realizada em meados de 2021 a partir de estudos feitos por pesquisas e teóricos e que versam sobre essa questão, sendo importante citar alguns deles: Grinspun (1994) Pimenta (1998) Wallon (1986) Sanches (1998) entre outros autores que nos auxiliou no desenvolvimento deste trabalho. Dividimos o trabalho em duas grandes partes, que se subdividem com subseções, tendo como referência principal na primeira parte, o levantamento bibliográfico com a construção de informações pertinentes à pesquisa e conceito sobre o trabalho do Orientador Educacional; já na segunda parte, resultado de nossas pesquisas, analisamos a partir de um balanço de produções acadêmicas, as contribuições que tem a afetividade no trabalho do Orientador Educacional, tendo como foco final o desenvolvimento educacional das crianças em estágio escolar, este balanço foi feito no portal da CAPES e no Google Acadêmico priorizando trabalhos que se interconectavam com nossos objetivos. Assim, a partir desses trabalhos, foi possível analisar as pesquisas que demonstraram como a afetividade contribui no papel do Orientador Educacional. O resultado da pesquisa proporcionou compreender como a afetividade é primordial na atuação deste profissional e como a falta desta pode gerar desconfortos e insatisfações no contexto escolar.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Daiane Trindade da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3639
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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