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Título: Ensino médio mediado por tecnologias em escolas de comunidades ribeirinhas do município de Porto Velho-RO
Autor(es): Soares, Filipe Miranda
Palavras-chave: Mediação tecnológica
Ensino médio
Comunidades ribeirinhas
Data do documento: 2021
Citação: SOARES, Filipe Miranda. Ensino médio mediado por tecnologias em escolas de comunidades ribeirinhas do município de Porto Velho-RO. 2021. 261f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar o ensino por mediação tecnológica no contexto do Projeto EMMTEC e seu funcionamento em escolas da rede pública estadual de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira no Município de Porto Velho-RO identificando se há e como ocorre o processo de precarização e privatização do Ensino Médio no âmbito de sua execução. Os objetivos específicos são: identificar e analisar as principais políticas educacionais de reestruturação e oferta do Ensino Médio no Brasil e o uso de tecnologias; investigar como se operacionaliza o EMMTEC em Rondônia em termos de infraestrutura escolar, gestão de recursos e forma de oferta em escolas do campo de comunidades ribeirinhas no Município de Porto Velho-RO; Identificar se há e como ocorre o processo de precarização e privatização do Ensino Médio na execução do EMMTEC. O método utilizado é o materialismo histórico dialético, pois possibilita ir do fato empírico (fenômeno) para o conceito e num movimento lógico o desvelamento das contradições essenciais do fenômeno. Na pesquisa, foram utilizadas como fontes de dados: análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Na análise foram utilizadas as categorias do método que são: totalidade, contradição e trabalho. Utilizaremos também categorias históricas, econômicas e políticas que são imperialismo e modo de produção capitalista e categorias relacionadas aos processos identificados no decorrer da pesquisa que são precarização e privatização. O Ensino Médio no Brasil vem sendo objeto de discussões e pesquisas em relação aos aspectos estruturais, os processos de precarização do ensino por meio da educação à distância e o crescente processo de privatização por meio das parcerias público-privadas. Foi realizada revisão de literatura com levantamento das principais produções sobre o ensino mediado por tecnologia nos Estado do Amazonas e Rondônia. A análise documental sobre o projeto do EMMTEC, seus contratos, convênios, legislação e dados estatísticos do Estado e do sistema de informações da SEDUC e do Governo Federal, revelou que, desde o início da implantação do programa, houve benefícios ao setor privado, conforme análise dos contratos terceirizados do EMMTEC, apresentando elementos do processo de privatização. A pesquisa de campo apresenta o resultado e a análise sobre o funcionamento do EMMTEC em duas áreas ribeirinhas (distritos de Nazaré e Calama) do Baixo Madeira no município de Porto Velho-RO. As entrevistas foram realizadas com gestores e professores presenciais que estão inseridos no EMMTEC nos locais pesquisados, possibilitando revelar a realidade do desenvolvimento do programa e eventuais contradições existentes. As aulas não estão sendo transmitidas online (vídeo-aulas), mas por meio de gravações em pen drive; a internet não funciona na escola; os professores presenciais são os mediadores para a solução das dúvidas dos alunos por meio de WhatsApp ou o que eles chamam de chatzap, entre outros graves problemas que expressam a precarização do ensino e do trabalho docente. O projeto não atende às necessidades educacionais da comunidade pesquisada que defende uma educação presencial de qualidade, voltada à realidade do campo e de seus sujeitos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Drª. Ângela Maria Gonçalves de Oliveira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3656
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