Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3657
Título: Mapeamento dos sinais de libras dos bairros de Porto Velho
Autor(es): Rocha, Danilo Ramos da
Palavras-chave: Libras
Estudos culturais
Etnografia
Data do documento: 2022
Citação: ROCHA, Danilo Ramos da. CASTRO. Mapeamento dos sinais de libras dos bairros de Porto Velho. 2022. 80f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: Há muitos termos técnicos e palavras que não possuem sinais, dessa forma, os intérpretes, e até mesmo os docentes surdos recorrem à soletração manual, tomando como empréstimo a língua portuguesa, a qual, por vezes, se torna incompreensível. A presente pesquisa tem como objetivo registrar uma bacia semântica de sinais-termos de Libras para os bairros de Porto Velho, com base na cultura e identidade da comunidade surda. Como metodologia, pretendi realizar um estudo pós-crítico de caráter etnográfico visando à identificação dos sinais-termos, com base no direito à diversidade cultural por intermédio da Língua Brasileira de Sinais. Assim, este estudo pretende mergulhar nos limites e possibilidades do desenvolvimento linguístico e cultural dos sujeitos surdos de Porto Velho, no intuito de mapear sinais-termos dos nomes de bairros que não encontram correspondente na cultura visual. Assim, acredito que o presente projeto de pesquisa irá se constituir dentro do ambiente de ensino-aprendizagem dos surdos na Educação Superior, um espaço pedagógico que sempre teve predominância da cultura ouvinte, criando historicamente um estereótipo de incapacidade e deficiência para o surdo. De outra forma, o presente estudo intenta revelar que os surdos têm uma cultura e identidade diferenciada.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3657
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.