Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3665
Título: Endomarketing e clima organizacional: um estudo em concessionárias de Cacoal em tempos de pandemia
Autor(es): Azevedo, Juliana Cardoso de
Palavras-chave: Endomarketing
Clima Organizacional
Concessionárias
Pandemia do coronavírus
Data do documento: 19-Out-2021
Resumo: O presente artigo tem o propósito de verificar as estratégias de endomarketing utilizadas pelas concessionárias de Cacoal/RO para favorecer o clima organizacional no período de pandemia. O endomarketing é uma ferramenta que influencia o clima organizacional da empresa, criando uma aproximação com o funcionário e tornando o ambiente favorável para todos. Os objetivos propostos foram: identificar as estratégias de endomarketing relacionadas ao processo de comunicação interna; levantar as estratégias de endomarketing relacionadas ao processo de desenvolvimento do pessoal e melhoria de produtividade; e verificar as estratégias de endomarketing relacionadas a fatores motivacionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo utilizadas a pesquisa bibliográfica e questionários eletrônicos em pesquisa de campo. A amostra se constituiu de cinco concessionárias, sendo duas de motocicletas e três de automóveis. Na análise dos dados foi identificada a adoção de estratégias de endomarketing pelas empresas para evitar falhas/ruídos na comunicação, gerenciar o tempo e manter o foco. Grande parte delas proporciona incentivos e treinamentos, mas ainda carecem de ouvir mais os colaboradores e proporcionar mais poder de decisão. A maioria dos colaboradores indicaria a empresa para um amigo ou parente trabalhar, o que sugere que são boas empresas para se trabalhar.
Descrição: Artigo de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Professora Dra. Angela de Castro C. Gomes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3665
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21.10.2021___ACC_Juliana_C_Azevedo___FINALIZADO__1_.pdf727,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador