Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3676
Título: Elaboração de biscoito sem glúten à base de farinha de pupunha (Bactris Gasipaes Kunth)
Autor(es): Santos, Kelleen Thauane Louzada dos
Palavras-chave: Bactris Gasipaes Kunth
Carotenóides
Celíaco
Composição proximal
Funcional
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Kelleen Thauane Louzada dos. Elaboração de biscoito sem glúten à base de farinha de pupunha (Bactris Gasipaes Kunth). 2022, 46 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2022.
Resumo: A pupunha (Bactris gasipaes Kunth) é um fruto amplamente encontrado na região Amazônica, sendo rica em carboidratos, fibras, minerais e apresenta também alto teor de carotenoides. O crescente aumento de pessoas celíacas tem desencadeado a necessidade do desenvolvimento de novos de produtos sem glúten, sendo a farinha de pupunha (FP) uma boa opção para atender este público. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi produzir um biscoito salgado incorporando farinha de pupunha, sendo uma proposta de um novo produto para intolerantes ao glúten. Foram avaliadas as características físico-química, composição centesimal, colorimetria (parâmetros L*, a*, b*, croma e Hue) e análise de carotenoides, nos biscoitos salgados produzidos com diferentes concentrações de farinha de pupunha e farinha de arroz identificados como: (T1) 100% farinha de arroz, (T2) 10 % farinha de pupunha, (T3) 30% de farinha de pupunha e (T4) 50% de farinha de pupunha. Os resultados demonstram a viabilidade da substituição parcial da farinha de arroz por farinha de pupunha, agregando valor nutricional e funcional, com destaque para o Tratamento 4 (50% de FP), que apresentou os maiores teores de fibra alimentar 7,40 g.100-1, lipídios 11,36 g.100-1 e carotenoides 45,58 μg.100.g-1 .Os resultados obtidos neste estudo evidenciam a potencialidade da utilização da FP, podendo contribuir para a diversificação da oferta de produtos destinados ao público celíaco, além de agregar valor a uma fruta nativa da região Amazônica, com potenciais características nutricionais e funcionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dra. Ladyslene Christhyans de Paula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3676
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kelleen T L S.pdfTCC Kelleen T L S.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.