Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3682
Title: Lendo estrelas da escola: representações de professores e professoras sobre a obra filmográfica
Authors: Silva, Jackeline Chediak
Keywords: Formação de professores
Educação
Estudos culturais
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, Jackeline Chediak. Lendo estrelas da escola: representações de professores e professoras sobre a obra filmográfica. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Abstract: Os artefatos culturais midiáticos estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea - imagética e midiática - e trazem repercussões e efeitos diversos, uma vez que influenciam e atravessam o discurso, a identidade e a cultura. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo central analisar as representações produzidas na obra filmográfica Como estrelas na terra: toda criança é especial, dirigida por Aamir Khan. Os objetivos específicos são: a) analisar as representações das relações educativas na obra filmográfica; b) analisar as representações produzidas por coordenadores/as pedagógicos/as que desempenham o papel de formador/a de professores/as, a partir da intervenção pedagógica com o filme; c) investigar as possibilidades de uso da obra filmográfica como um dispositivo pedagógico na formação de professores/as em serviço, com base na perspectiva dos/as sujeitos/as da pesquisa. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se insere no método descritivo e documental e tem como objeto as representações produzidas pelo dispositivo filmográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram constituídos por pesquisa documental, sendo o documento a obra filmográfica, e grupo focal realizado com sete coordenadores/as pedagógicos/as. A análise de dados foi realizada à luz dos Estudos Culturais, especialmente conduzida por conceitos como identidade, cultura, educação, mídia e as relações entre esses elementos, bem como os conceitos de rarefação e reverberação do discurso propostos por Foucault (2011). Na análise da obra filmográfica, percebe-se que os discursos reverberam o papel do professor como “salvacionista”, como herói, reafirmando a pedagogia do herói como uma figura que acompanha o sistema de coerção das mídias. Além disso, a obra aponta a diferença como um aspecto que precisa ser adequado ao igual. Os dados coletados no grupo focal evidenciam a pertinência de educar o olhar para as mídias, pois o uso dessa obra filmográfica acionou saberes e reflexões sobre a própria prática do grupo que participou da pesquisa. Ao propor a obra fílmica como dispositivo pedagógico para os/as sujeitos/as da pesquisa, nota-se que os discursos foram rarefeitos; no entanto, a obra cumpriu sua função como tal, a partir do momento em que os/as formadores/as estabeleceram uma conexão entre suas práticas pedagógicas e o filme.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Samilo Takara.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3682
Appears in Collections:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.