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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ninke, Angélica | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T20:42:46Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T20:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | NINKE, Angélica. Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Nerio Aparecido Cardoso | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo compreender a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho na disciplina de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental em Ji-Paraná/RO, e para alcançá-lo utilizou-se de uma perspectiva qualitativa de pesquisa com uso do diário de campo e gravações como instrumento de coleta de dados mediante a aplicação da metodologia de Projetos de Trabalho em aula de Matemática para um grupo de alunas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ji-Paraná/RO. Quanto a metodologia de Projetos de Trabalho nos fundamentamos principalmente em Hernández e Ventura (2017) e Nogueira (2008), metodologicamente em Minayo (2001) e Gil (2008). Par análise dos registros utilizamos da técnica de análise de conteúdo, buscando analise a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho sob a perspectiva sociocultural de aprendizagem de Vygotsky. Destarte, verificamos com base na análise dos registros do Projeto de Trabalho desenvolvido por meio do estudo do tema matemática financeira a viabilidade do uso desta metodologia na disciplina de matemática, dado que por meio da teoria sociocultural os alunos demonstraram aprendizagem dos conceitos relacionados ao tema, bem como o gosto e aprovação do uso desta nas aulas de matemática, contribuindo para que os saberes da sala de aula estejam de acordo com os saberes da vida e que a escola exerça um papel social significativo na vida dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-06-23T20:42:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Angelica_Ninke.pdf: 1987692 bytes, checksum: ba65722538bd61f230fff1e5b35c1874 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processos de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria Sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.title | Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Angelica_Ninke.pdf | Dissertação | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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