Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732
Título: | Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental |
Autor(es): | Ninke, Angélica |
Palavras-chave: | Processos de Ensino-Aprendizagem Teoria Sociocultural Educação Matemática Metodologia de Ensino |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | NINKE, Angélica. Um estudo da metodologia de projetos de trabalho aplicada em aulas de matemática financeira no ensino fundamental. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho na disciplina de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental em Ji-Paraná/RO, e para alcançá-lo utilizou-se de uma perspectiva qualitativa de pesquisa com uso do diário de campo e gravações como instrumento de coleta de dados mediante a aplicação da metodologia de Projetos de Trabalho em aula de Matemática para um grupo de alunas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ji-Paraná/RO. Quanto a metodologia de Projetos de Trabalho nos fundamentamos principalmente em Hernández e Ventura (2017) e Nogueira (2008), metodologicamente em Minayo (2001) e Gil (2008). Par análise dos registros utilizamos da técnica de análise de conteúdo, buscando analise a viabilidade da metodologia de Projetos de Trabalho sob a perspectiva sociocultural de aprendizagem de Vygotsky. Destarte, verificamos com base na análise dos registros do Projeto de Trabalho desenvolvido por meio do estudo do tema matemática financeira a viabilidade do uso desta metodologia na disciplina de matemática, dado que por meio da teoria sociocultural os alunos demonstraram aprendizagem dos conceitos relacionados ao tema, bem como o gosto e aprovação do uso desta nas aulas de matemática, contribuindo para que os saberes da sala de aula estejam de acordo com os saberes da vida e que a escola exerça um papel social significativo na vida dos estudantes. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Nerio Aparecido Cardoso |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3732 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Angelica_Ninke.pdf | Dissertação | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.