Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3742
Título: A utilidade da informação contábil para a tomada de decisão: um estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Souza, Elielza Camargo
Palavras-chave: Informação contábil
Gestão pública
Sistemas de informação
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Elielza Camargo. A utilidade da informação contábil para a tomada de decisão: um estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: A informação contábil concernente à atividade pública apresenta grande relevância para a gestão das instituições e, especialmente da organização pública, que consequentemente impacta nos serviços dispostos para a sociedade. Contudo, a informação contábil ainda não figura entre os instrumentos apoiadores do processo decisório das universidades. Pode-se entender que existe nos modelos de tomada de decisão um conjunto de especificidades e realidades associadas à informação e sua utilização, o que permitiria aos gestores alcançar processos de decisão obtendo um tratamento adequado deste recurso. Assim sendo, a questão norteadora dessa dissertação foi: Qual a percepção dos gestores sobre as informações contábeis para a tomada de decisão? Como objetivo geral buscou identificar a utilidade das informações contábeis para a tomada de decisão na Fundação Universidade Federal Rondônia – UNIR. O estudo de caso caracteriza-se por se tratar de estudo realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturada com responsáveis da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a análise dos dados se deu com base na Teoria da Comunicação e Semiótica. Conclui-se que para os gestores os relatórios e demonstrativos contábeis apresentados no Relatório de Gestão pode servir como instrumento de apoio a tomada de decisão, especialmente às decisões relativas ao planejamento estratégico da Instituição. Nas Universidades Federais existe o Sistema SIAFI que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, assim como o Sistema Tesouro Gerencial que emite relatórios gerenciais da Instituição, capaz inclusive de fazer comparativos de um período para o outro permitindo aos gestores fazerem correções e estabelecerem metas para o ano seguinte. Constatou-se que as variáveis que englobam a tomada de decisão são inúmeras e por isso o gestor deve cercar-se de informações úteis e com todas as características necessárias, como forma de subsidia-los desta forma a informação contábil apresenta elementos para a geração das informações que trazem segurança para os gestores.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Prof.ª Dra. Iluska Lobo Braga; Coorientadora: Prof.ª Dra. Estela Pitwak Rossoni.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3742
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.