Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3762
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino de divisão em uma sala de aula inclusiva com aluno surdo
Autor(es): Souza, Queila Ribas de
Palavras-chave: Divisão
Surdez
Inclusão Escolar
Sequência Didática
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Queila Ribas de. Uma proposta de sequência didática para o ensino de divisão em uma sala de aula inclusiva com aluno surdo. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Trata-se de uma proposta de Sequência Didática para o ensino do conteúdo matemático de divisão, para o 5.º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva o objetivo proposto é: elaborar uma Sequência Didática para o ensino de divisão em uma sala de aula inclusiva com aluno surdo, construída a partir dos preceitos do Desenho Universal para Aprendizagem e pesquisas publicadas nas temáticas de Matemática e Libras. Considere o entendimento do termo sequência didática como um conjunto de atividades interligadas entre si, planejadas para ensinar um determinado conteúdo, etapa por etapa. Diante disso, pode-se observar que tal sequência foi construída para o ensino de divisão e a análise feita a partir do referencial teórico denominado Desenho Universal para Aprendizagem, em conjunto com elementos advindos de treze pesquisas sendo elas a nível de mestrado e doutorado. Destaca-se que esta pesquisa é do tipo exploratória e de caráter qualitativo, segundo os preceitos de Gil (2017). Como aporte metodológico, faz-se o uso do Esquema Heptagonal proposto por Pais (2018), que direcionou o caminho a percorrer no intuito de alcançar o objetivo. Para construção e análise da sequência, foi necessário realizar uma abordagem sobre o Estudante Surdo e o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, e como aporte teórico principais utiliza-se: D’Ambrósio (2000); Zanubia Dada (2007); Fiorentini (1995). O Estudante Surdo, suas características conforme (Quadros; Schimiedt, 2006); Strobel (2016) e Stumpf (2010). Segue-se com o Movimento da Educação Inclusiva e o Estudante Surdo, trazendo o contexto histórico, avanços e legislações relacionadas ao processo de inclusão dos surdos no Brasil, com os principais teóricos e legislações: (Gadotti, 2013); Lei 10.098; Lei de Libras 10.432; Decreto 5.626; Lei 13.146 e Lei 14.191, dentre outros fatores que envolvem as Tendências e Educação Matemática, assim como definições e conceitos matemáticos referentes a operação de divisão com aporte de Ifrah (2005); Boyer (1974); Aaboe (1984); Martinez e Centurion, (1994). Em suma a Sequência Didática proposta, conta com quatro aulas de 50 minutos cada, explicitando detalhadamente os procedimentos de cada aula. Em destaque trata-se do Pop It, como um dos materiais concretos para realização das atividades de divisão. Dessa forma, pode-se concluir que nesta proposta, envolvem uma gama de sentidos do corpo humano, tato, olfato, paladar e a visão. No movimento de introdução ao conteúdo de divisão o que conforme preceitos estudados auxiliam significativamente no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar uma maior interação social entre os educandos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Enoque da Silva Reis.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3762
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_QUEILA_RIBAS.pdfDissertação2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.