Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3767
Título: A influência do treinamento de força no processo de envelhecimento: uma revisão literária
Autor(es): Soares, Evangelista Araújo
Palavras-chave: Envelhecimento
Treinamento de força
Sarcopenia
Data do documento: 2014
Citação: SOARES, Evangelista Araújo. A influência do treinamento de força no processo de envelhecimento: uma revisão literária. 2014. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: O envelhecimento humano é caracterizado pelo declínio biológico e funcional das capacidades do organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2010), a população de idosos no mundo, com mais de 60 anos, chega hoje a 600 milhões, sendo que pode duplicar até 2025, chegando a marca de 2 bilhões. A população mundial, em geral, está passando por um processo ao qual, a taxa de crescimento populacional está sendo menor do que o de óbitos. Logo, se refere ao que pode ser caracterizado como um aumento da expectativa de vida populacional. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo identificar através de uma revisão de literatura, o que os estudos mostram sobre a influência do treinamento de força no processo natural de envelhecimento. As informações discutidas foram substanciais e criteriosas em mostrar que o Treinamento de Força (TF) foi benéfica a esta população. Segundo BENTO et al (2011), a prática de exercícios físicos se contrapõe ao declínio funcional e fisiológico que ocorre. Para Cadore (2012), houve maiores ganhos na força máxima e economia neuromuscular dos membros inferiores. Santarem (2012, pag. 13), o processo de contração muscular promove a liberação de substancias anti-inflamatórias, que atuam contra a TNF-alfa, uma das responsáveis pela maior resistência à insulina. Assim, a prática regular de exercícios físicos, tem se mostrado como um dos principais reguladores de saúde para está população, em vista que o treinamento de força mostra obtenção de resultados favoráveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Esp. Daniel Delani.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3767
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.