Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3771
Título: Mulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família no município de Ji-Paraná/RO, em quatro gerações
Autor(es): Dutra, Simone Santos
Palavras-chave: Mulheres Negras
Educação
Identidade Negra
Questão Racial
Data do documento: 2022
Citação: DUTRA, Simone Santos. Mulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família no município de Ji-Paraná/RO, em quatro gerações. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como tema Mulheres negras e educação: percepções sobre a construção da identidade negra de quatro mulheres pertencentes a uma família do município de Ji-Paraná/RO, em quatro gerações, e tem por intenção analisar questões étnico-raciais do ser negro, em especial no que tange a construção de identidade de mulheres negras em suas trajetórias escolares. Tendo como objetivo geral: compreender se houve mudanças em relação à forma com que quatro mulheres negras de uma mesma família e de gerações diferentes percebiam a sua identidade negra durante a trajetória escolar destas. Para a construção deste trabalho, o mesmo revestiu -se de caráter qualitativo. Quanto à natureza das fontes utilizadas, a pesquisa foi de cunho bibliográfico, v ale ressaltar que também foi utilizada a história de vida como procedimento da coleta de dados , por meio da entrevista estruturada e semiestruturada. Para discutir o assunto, visando compreender pertinências sobre a identidade negra, contou -se com os estudos de Gomes (2002) e Fernandes e Souza (2016). Para dar conta das noções de raça, racialização e racismo, conto u -se com o aporte teórico de Zamora (2012) e Hernández (2017). Nessa perspectiva, destaca-se que para a análise dos dados contou -se com o aporte teórico como: Brasil (2004), Costa (2009), Ribeiro (1995), Gesser e Costa (2018) e outros. Nesse sentido, assinala-se que os resultados do estudo em tela, apontaram que houve discriminação racial durante as trajetórias escolares de algumas dessas mulheres negras. Estereótipos como “cabelo duro”, “cabelo de bolinha”, “molinha de binga” entre tantos outros, permearam a infância e adolescência delas, trazendo marcas psicológicas profundas que jamais foram esquecidas. Notou-se também que a construção de identidade das quatro protagonistas (foi) é um processo que está (esteve) em permanente construção. Desse modo, a dor, o enfrentamento às situações de discriminação, a solidão, e o racismo bateram e batem as suas portas. A respeito destes resultados deste estudo, destaca-se que este é uma contribuição sobre questões que dizem respeito as pesquisas que tem como foco a identidade negra, uma vez que a temática é pouco pesquisada no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr . Paulo Sérgio Dutra.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3771
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Simone_Dutra_.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.