Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3800
Título: A desinformação e estudantes universitários: um estudo com alunos ingressantes do ensino superior de universidade pública do norte do Brasil
Autor(es): Leite, Cassiane Macedo
Palavras-chave: Desinformação
Ensino superior
Competência em informação
Data do documento: 2022
Citação: LEITE, Cassiane Macedo. A desinformação e estudantes universitários: um estudo com alunos ingressantes do ensino superior de universidade pública do norte do Brasil. 2022. Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A presente pesquisa discursa sobre a disseminação de informações falsas na internet, cujo fenômeno tem se intensificado diante dos avanços da tecnologia. Dentre usuários que compartilham as informações dispostas na web, destacam-se os acadêmicos ingressantes no ensino superior. São indivíduos que fazem uso contínuo de fontes de informação, além de estarem constantemente conectados à internet. Dessa forma, objetiva identificar manifestações de universitários ingressantes do primeiro período dos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia — UNIR, visando mensurar a percepção dos estudantes sobre a desinformação e fake news, os aspectos dos critérios na escolha de fontes de informação e explorar o movimento da competência em informação como instrumento para combater a desinformação. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa-quantitativa. Realizou-se um levantamento bibliográfico a fim de explorar os temas desinformação, fake news e competência em informação. Em seguida, executou-se a coleta de dados no campo de pesquisa, através da aplicação do questionário com os universitários. O método escolhido para interpretação dos dados obtidos com a pesquisa foi inspirado na metodologia de Creswell. Os resultados obtidos nesta investigação mostraram que o Instagram é a principal fonte de informação adotada no cotidiano dos universitários, sendo o principal propósito de uso das fontes de informação a diversão. O site e/ou aplicativos de notícias são os primeiros colocados quando o assunto é ficar por dentro do que acontece no mundo nos noticiários. Com relação aos critérios de escolha de fonte, eles levam em consideração a atualidade da fonte para se informar. E na hora de compartilhar, consideram como critério de escolha, a importância da fonte. No que se refere à percepção dos estudantes sobre fake news, os dados mostraram que a maioria dos alunos possuem conhecimento sobre o termo, principalmente, através de plataformas digitais como as redes sociais. Os participantes reconhecem o impacto causado pela desinformação e compreendem ações que visam combater a desinformação no cotidiano. Por fim, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos posteriores sobre a temática em questão e da comunidade acadêmica da Universidade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3800
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf864,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.