Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3872
Título: Regressão Linear Múltipla para a predição da produção de café através de caracteres morfológicos
Autor(es): Lima, Rebeca Klamerick
Palavras-chave: Rondônia
Regressão
Stepwise
Seleção de variáveis
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Rebeca Klamerick. Regressão Linear Múltipla para a predição da produção de café através de caracteres morfológicos. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. No Brasil são cultivadas duas espécies em maior escala sendo elas o café arábica e canéfora. O estado de Rondônia é o maior produtor de café da espécie canéfora (conilon e robusta) da região norte. O uso de predição é uma ótima ferramenta para pesquisadores selecionar a melhor variedade para a característica desejada. É prudente utilizar as variáveis que mais influenciam a principal, produtividade. A Regressão linear múltipla (RLM) é uma metodologia muito utilizada na predição e possui alguns pressupostos, que devem ser atendidos, sendo eles normalidade dos resíduos, autocorrelação dos resíduos e a homocedasticidade. Este trabalho teve como objetivo a utilização da RLM, com o int uito de predizer a produção de café canéfora no est ado de Rondônia com base nas características morfológicas. Foram avaliadas onze características morfológicas de 130 genótipos das variedades botânicas Conilon e Robusta e seus híbridos da safra 2014/2015, no município de Ouro Preto do Oeste, estado de Rondônia (RO). A estimação dos parâmetros foi realizada através do método dos mínimos quadrados , já a seleção daquelas variáveis que realmente influenciam no modelo foi realizada através do método de seleção Stepwise. Avaliando os pressupostos do modelo de RLM tem-se que todos os pressupostos foram atendidos considerando um nível de significância de 1% de probabilidade, demonstrando-se que 12,68% da variação da variável produção é explicada pelas variáveis independentes. Ao realizar a seleção Stepwise, obteve-se que o melhor modelo foi com apenas duas variáveis independentes, das dez variáveis independentes avaliadas. A análise das características morfológicas, por meio de adoção da RLM, permitiu a predição da produtividade do café canéfora.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji -Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Estatística , sob orientação da professora Dra. Laís Mayara Azevedo Barroso
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3872
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_REBECA_LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso539,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.