Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3955
Título: História e memória da implantação do centro de autismo no município de Ji-Paraná - Rondônia
Autor(es): Baldin, Françoise Maria
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Desenvolvimento humano
Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: BALDIN, Françoise Maria. História e memória da implantação do centro de autismo no município de Ji-Paraná - Rondônia. 2022. 72f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento bibliográfico, estudo empírico e análise documental realizada no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo e na Secretaria Municipal de Educação-SEMED de Ji-Paraná/RO. Tem como objetivo geral Investigar como foi o processo histórico e legal para a criação e funcionamento do Centro de Autismo no município de Ji-Paraná - Rondônia. Os colaboradores para a realização da pesquisa foram: a atual diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEEA)e a atual Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação -SEMED de Ji-Paraná/RO. Para a fundamentação teórica usamos os estudos de Bosa (2002), Castro (2003), Constituição Federal do Brasil(1988), Goffman (1988), Mello(2004) e Mitter (2003). As informações apresentadas neste estudo foram extraídas da legislação e documentos oficiais da instituição investigada. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram: visita, observação in loco à instituição e questionário semiestruturado contendo questões abertas. A análise dos dados foi por meio d a análise de conteúdo com base na proposta de Bardin (2011). Os resultados dessa experiência apontam que o Centro de Autismo de Ji-Paraná foi criado e implementado em 03 de julho de 2013 para atender uma demanda emergente, considerando que os pais e responsáveis por crianças autistas não tinham um local de atendimento que estivesse adequado às necessidades e às especificidades de seus filhos. O Centro é uma referência, pois é o único da região Norte do país. O número de atendimentos aumenta a cada ano, o que se torna um ponto positivo, porque é uma forma de garantir todos os direitos de acesso à educação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Profª. Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3955
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FRANCOISE_BALDIN.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.