Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3996
Título: Evasão no ensino superior: um estudo a partir dos cursos da Universidade Federal de Rondônia Campus de Cacoal (RO)
Autor(es): França, Rakel Alves da Silva
Palavras-chave: Evasão
Ensino superior
UNIR Campus Cacoal
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: Considera-se que a evasão de alunos é um dos problemas mais recorrentes do ensino superior, seja este público ou privado. O abandono do curso/instituição gera desperdícios financeiros, sociais e acadêmicos. A presente pesquisa teve por objetivo identificar os fatores que ocasionam a evasão de alunos no ensino superior a partir dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Unir de Cacoal. Adotou-se como base o método dedutivo e pesquisa de campo direcionada aos alunos desistentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de produção no período de 2019 a 2022 afim de identificar as causas. Nesse período houve desistência de 677 acadêmicos e afim de atender o objetivo enviou-se questionário nos e-mails cadastrados, por meio do google forms a todos esses, no entanto, houveram apenas 90 respondentes. Os resultados indicam que as principais causas da evasão destacadas pelos ex-alunos são: mudança de cidade, falta de Restaurante Universitário/cantina, conciliação de estudo e trabalho, falta de tempo, não acompanhou a metodologia de ensino, não se adaptou ao curso, doenças (depressão, covid-19), queria cursar outro curso, falta de interesse, transferência para outro curso dentro da mesma instituição, residência na zona rural, distância, dificuldades financeiras, responsabilidades com familiares e filhos, deficiência auditiva e a instituição não ofereceu condições para estudo, não conseguiu passar pelo projeto de TCC. Observa-se que sobre algumas situações elencadas é possível fazer gestão e evitar, mas, em várias outras depende de cada indivíduo e/ou trata-se apenas de situações particulares. Ao entender dessa pesquisadora, a divulgação dos cursos mais amplamente, no sentido de fazer conhecer de fato a área e forma de atuação do profissional em cada curso, poderia evitar algumas situações destacadas.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a Conclusão de Curso de bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3996
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Rakel_Alves.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador