Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4007
Título: Arte e natureza na educação infantil: experiências formativas no curso de Pedagogia
Autor(es): Freitas, Eni Dias de Medeiros
Palavras-chave: Criança
Natureza
Arte
Data do documento: 2022
Citação: FREITAS, E. D. M. Arte e natureza na educação infantil: experiências formativas no curso de Pedagogia. 2022. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como as artes visuais, a partir de elementos da natureza e de materiais reutilizados, podem potencializar as aprendizagens das crianças na Educação Infantil, possibilitando experiências sensoriais, o contato com a natureza e experiências afetivas de uma educação sensível no espaço educativo. O problema da pesquisa foi como as artes visuais, a partir de elementos da natureza e de materiais reutilizados, poderiam potencializar as aprendizagens da criança na Educação Infantil? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu através de pesquisas bibliográficas uns dos principais autores Lopes, (2018); BNCC, (2018); Tiriba, (2018); Pereira, (2007); Barbosa, (1986) e observações feitas a partir de experiências vivenciadas com crianças de 3 a 5 anos, no espaço de um Reforço Escolar no mês de outubro no segundo semestre de 2022. A pesquisa possibilitou compreender que um trabalho educativo com artes e natureza pode promover o respeito, a conscientização e cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade com a vida planetária, o compromisso ético sustentável com todos e todas.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4007
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Eni_Freitas.pdfArquivo Final1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.