Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4014
Título: Experiências matemáticas na educação infantil
Autor(es): Medeiros, Hérica Martins de
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino da matemática
Matemática - aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: MEDEIROS, H. M. Experiências matemáticas na educação infantil. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este trabalho aborda como o ensino da matemática é proposto para a Educação Infantil. O problema de pesquisa foi como os documentos normativos da Educação Infantil apresentam o ensino de matemática? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Base Nacional Comum Curricular, Etapa Educação Infantil apresenta os objetivos de desenvolvimento e de aprendizagem relacionados aos conhecimentos matemáticos. Nossos objetivos específicos são: investigar como a matemática aparece na BNCC para a Educação Infantil; identificar os objetivos de aprendizagem matemáticos, apresentar sugestões de atividades que possibilitam as experiências matemáticas. Para esse fim, a pesquisa é bibliográfica e tem abordagem qualitativa. Utilizamos as perspectivas teóricas de Fonseca (2012); Fonseca (2019); Guimarães (2017); Macedo e Moraes (2013); Nunes, Corsino e Didonet (2011); Panizza (2006); Reis (2006); Rodrigues (2018). E os documentos normativos da educação: Brasil (1988); Brasil (2018) e o Conselho Municipal de Educação de Vilhena- CME- (2019). Essa pesquisa possibilitou compreender que a matemática é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, trabalhar os conhecimentos matemáticos com as crianças desde muito cedo é o caminho para estimular o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social. A Educação Infantil é o caminho para promover interações e brincadeiras e incentivar crianças a fazerem observações, manipularem objetos, investigarem e explorarem o meio em que vivem.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4014
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_HERICA_MARTINS_DE_MEDEIROS.pdfArquivo Final702,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.