Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4067
Título: Representações e ludicidade na educação infantil: um estudo das práticas realizadas na escola brasileira e na escola boliviana
Autor(es): Santana, Vanessa de Araújo Macedo
Palavras-chave: Educação
Ludicidade
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2018
Citação: SANTANA, Vanessa de Araújo Macedo. Representações e ludicidade na educação infantil: um estudo das práticas realizadas na escola brasileira e na escola boliviana. 38 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciências da Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: O presente estudo trata da pesquisa fenomenológica sobre a importância da ludicidade na educação infantil e tem como campo de observação às práticas docentes realizadas em duas escolas localizadas na fronteira internacional entre o Brasil e a Bolívia, especificamente nas cidades de Guajará-Mirim (RO/BR) e Guayaramerín (Beni/BO). Nosso objetivo foi o de identificar o espaço da ludicidade na prática docente dos professores da educação infantil, participantes da pesquisa. Nesse processo de identificação a participação dos alunos foi fundamental. Através das representações construídas por eles nos Mapas Mentais, foi possível conhecer um pouco do dia a dia desses alunos na sala de aula e consequentemente na escola. Nossas reflexões estão fundamentadas nos estudos de Bello (1978), que apresenta a relação da educação com a ludicidade no decorrer das diferentes épocas, Rau (2011), que juntamente com outros autores debatem a ludicidade e sua importância na educação, Kozel (2009), que trata dos processos de representação e entre outros autores trazendo diferentes abordagens. Realizamos nossa pesquisa de campo na escola brasileira EMEI Adma Leal e na escola boliviana San José Fé y Alegria, optamos em trabalhar com uma turma de educação infantil de cada instituição de ensino. O período da pesquisa foi de uma semana em cada escola, e além dos Mapas Mentais, foram realizadas entrevista semiestruturada, questionário, observação e análise dos planos de ensino dos respectivos professores. Os resultados destacaram que a ludicidade ganha espaço na prática docente do professor, mas, apesar dessa realidade ter sido identificada, eles consideram que a situação poderia melhorar. Para os docentes a estrutura física das salas não é adequada para receber crianças e faltam recursos didáticos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4067
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA DE ARAÚJO MACEDO SANTANA - DACE.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.