Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4073
Título: Educação ambiental em tempos de pandemia: TICS no processo formativo o ensino médio integrado do IFRO – Campus Porto Velho Calama
Autor(es): Rosa, Elaine Márcia Souza
Palavras-chave: Educação ambiental
Tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Pandemia Covid 19
Data do documento: 2022
Citação: ROSA, Elaine Márcia Souza. Educação ambiental em tempos de pandemia: TICS no processo formativo o ensino médio integrado do IFRO – Campus Porto Velho Calama. 2022. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade do ensino no Instituto Federal de Rondônia, IFRO- Campus Porto Velho Calama que durante a pandemia Covid-2019 causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram-se atividades de Educação Ambiental nas Atividades não Presenciais (ANPs). O objetivo geral desta pesquisa consistiu em descrever o uso das TICs no processo formativo em Educação Ambiental no Ensino Médio Integrado, nos cursos de Informática, Edificações, Eletrotécnica e Química, visando motivar os estudantes a terem uma melhor compreensão do meio em que vivem, aprimorando o olhar crítico na Educação Profissional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011) caracterizada como atitude participativa implicadas nos problemas investigados. O lócus da pesquisa foi o IFRO no Calama, utilizando-se questionários e oficinas, relatos de experiências com 22 (vinte e dois) estudantes, sendo 17 do Curso de Edificações, 1 do Curso de Eletrotécnica, 3 do Curso de Informática e 1 do Curso de Química sendo 14 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os resultados apontam que a participação dos estudantes na pesquisa de intervenção contribuiu no desenvolvimento da Educação Ambiental para a construção de uma consciência ambiental crítica, cidadã e emancipatória, essencial, nas práticas educacionais, como também na vida social e profissional dos estudantes. Através dos relatos dos estudantes do ensino Médio, considera-se que a pesquisa contribuiu no processo formativo para a construção de práticas efetivas educacionais no Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4073
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.PDF3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.