Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4077
Título: Lutas: uma proposta pedagógica para o ensino da educação física no Instituto Federal de Rondônia
Autor(es): Bolsanello, Dhieisi Ebert
Palavras-chave: Lutas
Cultura corporal
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: BOLSANELLO, Dhieise Ebert. Lutas: uma proposta pedagógica para o ensino da educação física no Instituto Federal de Rondônia. 2022. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta pesquisa investiga o conteúdo de lutas na Educação Física Escolar, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo geral foi desenvolver uma proposta pedagógica de ensino, com a abordagem do conteúdo de lutas, para o componente curricular da Educação Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa (Thiollent, 2011; Tripp, 2005) e análise dos resultados conforme proposta de Bardin (2016). A pesquisa foi realizada com 10 professores de Educação Física do IFRO, por meio de entrevistas e rodas de conversas, através da plataforma digital Google Meet, em virtude da pandemia causada pelo vírus da Covid-19. No âmbito da pesquisa, buscou-se averiguar desde a formação inicial dos professores do IFRO, suas vivências em relação ao conteúdo de lutas e a execução dessas práticas corporais durante as aulas de Educação Física na escola. A partir das reflexões e experiências do grupo investigado, foi elaborado um material com proposições didáticas, denominado “O ensino das lutas no ensino técnico integrado ao médio” caracterizado como um produto educacional com a finalidade de contribuir no desenvolvimento e adequações dos conteúdos do ensino de lutas, de modo a subsidiar o professor para desenvolve-lo durante as aulas, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem nas aulas na disciplina de Educação Física de modo significativo. As análises serviram para a organização do material didático- pedagógico visando a realização do trabalho educativo no ensino das lutas e contém estratégias de aprendizagem a partir de rolamentos e quedas, movimentos utilizados em diversas modalidades de lutas e atividades lúdicas através dos jogos de lutas. Portanto, as práticas corporais nas aulas de Educação Física promovem o aprendizado da Educação Física de modo significativo ao Ensino Médio.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4077
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.